Segurança Compartilhar
Medalha de mérito

Policial militar, baleado no assalto a banco em Criciúma, recebe homenagem

Honraria foi entregue para a mãe de Esmeraldino

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: PMSC | Divulgação
Foto: PMSC | Divulgação

O cabo PM reformado Jeferson Luiz Esmeraldino, baleado em novembro de 2020 durante um assalto na cidade de Criciúma, no Sul do Estado, foi homenageado pelo 8º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM) de Tubarão, na quarta-feira (28). Esmeraldino recebeu a medalha de mérito do conselho nacional dos comandantes-gerais das polícias militares e dos corpos de bombeiros militares (CNCG), pelos seus serviços prestados em favor da segurança pública. A honraria foi entregue pelo comandante-geral, coronel Marcelo Pontes para a mãe Sandra Aparecida Nunes.

A homenagem aconteceu durante a formatura militar alusiva ao aniversário de 15 anos de criação do 8º CRPM de Tubarão. O evento aconteceu na sede da própria unidade. Na ocasião, estiveram presentes o comandante-geral, coronel Marcelo Pontes, o Subcomandante-geral, coronel Evandro de Andrade Fraga, o Chefe do Estado Maior Geral, coronel Jardel Carlito da Silva, o comandante do 8º CRPM, coronel Jefer Francisco Fernandes e várias autoridades da região. 

Durante a solenidade também foram homenageados ex-comandantes, amigos e parceiros do 8ºCRPM e policiais da ativa e da reserva remunerada, que receberam a medalha comemorativa da unidade militar. 

Na oportunidade, o 8º comando regional também prestou uma homenagem à Anita Garibaldi, que se concretizou com o ato do plantio da “Rosa de Anita Garibaldi” nas instalações físicas do quartel. Trata-se de um exemplar de uma flor híbrida criada e desenvolvida na Itália para marcar o bicentenário do nascimento da heroína Anita Garibaldi, celebrados em 2021, disponibilizada pelo instituto cultural Anita Garibaldi de Laguna (CulturAnita).

Relembre o caso do soldado Esmeraldino:

  • 01/12 – Policial foi baleado durante assalto a banco, em Criciúma.

Criminosos fortemente armados  assaltaram o cofre da tesouraria regional do Banco do Brasil e efetuaram diversos disparos na área central e no 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM). Durante a ação, algumas ruas foram bloqueadas, carros foram abordados e os criminosos colocaram fogo em um caminhão na BR-101, no túnel do Morro do Formigão, em Tubarão.

A ação criminosa resultou em duas pessoas feridas, sendo um deles o policial militar Jeferson Luiz Esmeraldino, que precisou ser internado.

  • 02/12 – Esmeraldino precisou passar por cirurgia.

Segundo o boletim médico da data (2), o policial militar Jeferson Luiz Esmeraldino passou bem a segunda noite no hospital. O estado de saúde dele era considerado grave. Ele chegou a passar por cirurgia e seguiu internado.

  • 04/12 – Soldado apresenta melhoras.

De acordo com o boletim médico da data (4), a sedação foi desligada. Os médicos do Hospital São João Batista, em Criciúma, estavam confiantes que ele acordaria e retomaria os sentidos.

  • 06/12 – Perspectiva positiva.

No dia 06 de dezembro, Esmeraldino precisava de aparelhos para auxiliar na respiração, estava conseguindo respirar de forma natural. Neste período, inclusive, conseguiu pronunciar, com dificuldades, algumas poucas palavras. O rim e fígado estavam funcionando bem.

  • 24/01 – Possível alta.

No fim de janeiro de 2021, os médicos já acreditavam em uma possível alta para o policial. Segundo informações da PMSC, o policial militar ainda apresentava picos de febre que serão investigados por meio de exames. Contudo, ele não sofria mais crises convulsivas ou outras alterações graves no organismo.

>> SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.