Coronavírus Compartilhar
Raro

Crianças recuperadas da covid podem ficar com sequelas cardíacas

Síndrome inflamatória sistêmica ocorre devido reação do organismo contra o vírus

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Condição atinge uma a cada 3 mil crianças e jovens abaixo de 21 anos | Reprodução/Hospital Pequeno Príncipe | Via: SBT NEws
Condição atinge uma a cada 3 mil crianças e jovens abaixo de 21 anos | Reprodução/Hospital Pequeno Príncipe | Via: SBT NEws

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) mostrou que crianças e adolescentes recuperados da covid-19 podem apresentar sequelas cardiovasculares. Como a condição muitas vezes não apresenta sintomas, os cientistas reforçam a importância do acompanhamento de longo prazo após a covid.

“A síndrome inflamatória sistêmica é uma complicação que acontece em algumas crianças que foram infectadas pela covid-19. Isso acaba acontecendo algumas semanas após o quadro agudo. Então, por volta de quatro a seis semanas depois do quadro agudo”, afirma Gabriela Leal, coordenadora do Instituto da Criança e do Adolescente do HC-FMUSP.

A síndrome ocorre devido a uma reação intensa do sistema imunológico para tentar combater o coronavírus e pode atingir vários órgãos, como o sistema gastrointestinal e o sistema nervoso central. A condição, no entanto, afeta principalmente o sistema cardíaco, atingindo as células que formam a parede do coração e comprometendo sua capacidade de funcionamento. 

Segundo Leal, a condição é rara e atinge uma a cada 3 mil crianças e jovens abaixo de 21 anos que contraem covid. Até o momento, 1.466 casos de Síndrome Inflamatória Multissistêmica foram reportados no Brasil.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.