Verão SCC Compartilhar
Atitudes simples

Onda de calor: veja 7 dicas de como cuidar da saúde das crianças

Uma das medidas de prevenção é evitar a exposição ao sol entre 10 e 16 horas

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto de Ashley K Bowen | Pexels | Banco de Imagens
Foto de Ashley K Bowen | Pexels | Banco de Imagens

Com o aumento das temperaturas neste início de ano, a atenção com a saúde das crianças precisa ser redobrada. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o ano de 2024 tem chance de ser o mais quente da história. As altas temperaturas surgem da combinação dos oceanos e planeta mais quentes por conta dos efeitos do El Niño.

A onda de calor pode trazer sintomas como desidratação, insolação e desconfortos respiratórios,  o que pode ser evitado com algumas atitudes simples. No caso das crianças, é preciso estimular a hidratação, utilizar roupas leves de tecidos naturais, manter os ambientes bem ventilados e não esquecer do protetor solar.

Além disso, é preciso lembrar de evitar a exposição ao sol entre 10 e 16h, quando há maior incidência de raios ultravioleta. A professora de Educação Infantil do Colégio Marista Pio XII, Jéssica Regina Doeli, lembra que seguir essas recomendações é importante para garantir que as crianças aproveitem o verão com segurança.

“Também é essencial estar atento às necessidades das crianças e criar um ambiente propício para que brinquem e desfrutem ao máximo dessa estação tão aguardada. No horário mais quente, é melhor escolher brincadeiras que possam ser feitas dentro de casa”, afirma. 

Confira 7 dicas para cuidar da saúde das crianças durante a onda de calor:

  1. Hidratação: Certifique-se de que as crianças bebam bastante líquido, incluindo água, sucos naturais, água de coco e chás. Mesmo que não estejam com sede, ofereça bebidas regularmente para mantê-las hidratadas.
  2. Roupas leves: Vista as crianças com roupas leves e frescas, preferencialmente feitas de tecidos naturais, como o algodão. Cores claras ajudam a refletir o calor, mantendo-os frescos e confortáveis.
  3. Proteção solar: O protetor solar é um aliado essencial. Aplique-o generosamente pelo menos 30 minutos antes da exposição ao sol e reaplique a cada duas horas, ou após nadar ou suar. Isso garantirá a proteção contra os raios UV.
  4. Evite os horários mais quentes: Evite atividades ao ar livre entre as 10h e as 17h, quando o sol está mais forte. Se necessário, escolha locais com sombra e boa ventilação para manter as crianças seguras.
  5. Banhos refrescantes: Crianças pequenas podem passar pelo chuveiro, de maneira rápida, três vezes ao dia, para retirar resíduos e suor na troca de fraldas. Para o banho completo, é melhor o fim de tarde ou início da noite.
  6. Atividades ao ar livre: Após às 16h, quando o sol está mais ameno, brincadeiras ao ar livre, como piscina, banho de mangueira e jogos sensoriais com elementos da natureza são uma ótima forma de diversão. 
  7. Atenção a sinais de alerta: É sempre preciso estar atento a possíveis sintomas de desidratação ou insolação, como:
  • Pele seca e quente
  • Boca e língua secas
  • Falta de apetite
  • Cansaço excessivo
  • Tontura
  • Dor de cabeça
  • Confusão mental
  • Febre

Se a criança apresentar algum desses sintomas, procure atendimento médico imediatamente.

Sobre os Colégios Maristas

Os Colégios Maristas estão presentes em 18 estados e no Distrito Federal com 63 unidades. Os mais de 80 mil estudantes recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada aos desafios contemporâneos.

Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Os Colégios Maristas fazem parte do Marista Brasil, uma rede de colégios e escolas presente em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal que atende mais de 97 mil crianças, jovens e adultos.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×