Meio Ambiente Compartilhar
sensor via radar

Blumenau terá novo sensor para medição do nível do rio

Novo equipamento irá monitorar a elevação do rio em eventos de inundação

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Eraldo Schnaider | Prefeitura de Blumenau | Divulgação
Foto: Eraldo Schnaider | Prefeitura de Blumenau | Divulgação

Ao longo dos seus 170 anos de história, Blumenau registra segundo dados da Defesa Civil, 94 casos de enchentes. Com o passar dos anos, o município reforçou sua estrutura, seus equipamentos e o corpo técnico, ampliando assim a capacidade de antever catástrofes climáticas e alertar a população. Nesta sexta-feira (20), a Prefeitura realiza às 9h, a inauguração simbólica do novo sensor para medição do nível do rio, localizado no guarda-corpo da Ponte Adolfo Konder.

O novo equipamento, que é um sensor via radar, foi viabilizado por meio de uma doação da empresa MKS Sistemas de Automação e Telemetria. O sensor já está integrado com o Portal AlertaBlu, transmitindo dados em tempo real por meio de link dedicado, monitorando o nível do rio.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

“Fortalecer a estrutura do município tem sido um de nossos compromissos no trabalho de prevenção. Vivemos em uma cidade com riscos de alagamentos e deslizamentos e isso nos obriga a estar preparados para lidar com os fenômenos da natureza. Agora com a seção de réguas e com o novo sensor de medição do rio, Blumenau terá um respaldo técnico ainda maior para superar seus desafios”, reforça o prefeito Mário Hildebrandt.    

Além do novo sensor de medição, a Prefeitura aproveita a ocasião para inaugurar a seção de 17 réguas instaladas na Avenida Beira-Rio, que amplia a condição do município em monitorar a elevação do rio em eventos de inundação. “A cidade de Blumenau só tem a ganhar com instalação de um equipamento deste porte. O sensor de medição por radar aumenta nossa capacidade de prevenção e de emitir alertas, seja em eventos de enchente ou em momentos de estiagem, até mesmo pela necessidade de ativação dos planos de contingência”, avalia a diretora de meteorologia da Secretaria de Defesa Civil, Tatiane Martins.

As estruturas de suporte às réguas foram doadas pela empresa Electro Aço Altona, de Blumenau. Já os medidores foram fornecidos pela Epagri, prestadora de serviços à Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

Para o secretário da Sedeci, Carlos Olimpio Menestrina, Blumenau está fortalecendo sua estrutura para melhor agir diante de um desastre. “Muito já aprendemos com as catástrofes, mas muito ainda temos a aprender. A Defesa Civil atualmente está bem preparada, tanto no quesito suporte técnico, quanto de equipe capacitada para enfrentar situações adversas”, salienta.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.