Fabiano Braun

Mestre em Ciências do Movimento Humano, Diretor Técnico da Floripa Runners e Especialista em Trail Run.


Bem-Viver Compartilhar
Fabiano Braun

Mulheres se apaixonam cada dia mais pelo universo das corridas

A procura pela prática deste esporte pode ser explicada pelos seus benefícios, como a melhora na saúde e na estética, diminuição do estresse e ampliação da rede de relacionamentos.

• Atualizado

Por

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Florianópolis está entre as capitais brasileiras onde mais se pratica atividades físicas e no topo da lista está a corrida de rua. O grande diferencial que se percebe é o aumento significativo das mulheres aderindo à corrida e marcando presença nas provas. As mulheres estão em parques, ruas e praias da cidade. Em 2017, foram pesquisadas as 10 maiores provas (do país) e percebeu-se que 41% dos concluintes eram do público feminino.

Um dado muito interessante que acontece na Capital catarinense e no restante do país é o aumento significativo pela procura de orientação nas assessorias esportivas de corrida. Em Florianópolis, há 32 assessorias registradas na Associação do Treinadores de Corrida do Estado de Santa Catarina (ATC-SC), distribuídas por toda extensão da avenida Beira-Mar Norte, Beira-Mar Continental e Parque de Coqueiros.

A saúde agradece!

A procura pela prática deste esporte pode ser explicada pelos seus benefícios, como a melhora na saúde e na estética, diminuição do estresse e possibilidade de ampliar a rede de relacionamentos. A corrida também é um ótimo exercício para a saúde feminina, além de ser uma modeladora natural do corpo. Ajuda as mulheres que estão na menopausa, isto porque nesta fase da vida perde-se um pouco de massa óssea e o exercício contribui para a manutenção dos ossos.

Grande parte delas buscam na corrida a oportunidade de cuidar do corpo e da saúde, fazer amigos e ter momentos de descontração com os treinos em equipe. Claro que há mulheres competitivas, cujo objetivo é superar limites e melhorar a performance, atitude que é mais comum entre os homens.

Quando pegam o gosto pelo esporte, as mulheres acabam se tornando grandes formadoras de opinião e disseminadoras daquilo que as faz se sentirem melhor. Elas levam as amigas para os grupos de corrida e dessa maneira o esporte vai ganhando as ruas.

Foto: Pixabay

Corrida: prática acessível

Se apaixonar pelo universo das corridas é fácil e fazer parte dele também. Não é necessário um grande investimento para ser saudável, ter controle do peso, fazer novas amizades. Basta procurar um médico, fazer uma avaliação e buscar um grupo que possa servir de incentivo, como no caso das assessorias esportivas, que contam com treinadores experientes, formados em Educação Física, que poderão prescrever o melhor tipo de treino.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.