Segurança Compartilhar
Julgamento

‘Vovó Nazista’ de 95 anos retorna ao tribunal da Alemanha para julgamento

Uma figura controversa e recorrente nos noticiários policiais alemães, Reinhard Haverbeck, apelidada de "vovó nazista"

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: DW / Deutsche Welle
Foto: DW / Deutsche Welle

Uma figura controversa e recorrente nos noticiários policiais alemães, Reinhard Haverbeck, apelidada de “vovó nazista” pela imprensa local, está mais uma vez enfrentando a Justiça por suas declarações negacionistas sobre o Holocausto.

O caso remete a abril de 2015, quando Haverbeck fez declarações à margem do julgamento do ex-membro da SS Oskar Gröning, conhecido como o “contador de Auschwitz”. Ela afirmou aos jornalistas que Auschwitz não era um campo de extermínio, mas sim um campo de trabalho, e posteriormente, em uma entrevista televisiva, negou o extermínio em massa ocorrido no local.

Essas afirmações resultaram em sua condenação em 2015 a 10 meses de prisão, sentença que agora está sendo objeto de um recurso, quase nove anos após o veredicto inicial.

Reinhard Haverbeck, residente na Renânia do Norte-Vestfália, enfrentou repetidas vezes a Justiça ao longo de duas décadas por incitação. Em seus pronunciamentos, ela insistiu na ideia de que Auschwitz não foi um campo de extermínio, desafiando os historiadores e chamando o Holocausto de “a maior e mais sustentada mentira da História”.

Sua disseminação de desinformação a tornou uma figura popular entre grupos neonazistas alemães. Reinhard e seu falecido marido, ambos ex-membros ativos do Partido Nazista, fundaram um centro educacional de extrema direita, o Collegium Humanum, fechado em 2008.

A legislação alemã considera a incitação ao ódio como uma infração penal, especialmente quando se trata da negação ou banalização do Holocausto. Essa prática pode resultar em penas que variam de multas a até cinco anos de prisão.

*Com informações do Terra

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.