Segurança Compartilhar
Abordagem policial

Vídeo mostra homem sendo amarrado e colocado dentro de viatura da PM

Ele teve os pés e mãos presos por uma corda. Ouvidoria da PM disse que ação utilizou "métodos análogos à tortura da ditadura militar"

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Foto: Reprodução | Redes Sociais
Foto: Reprodução | Redes Sociais

Um homem negro foi amarrado e colocado dentro do porta-malas de uma viatura por policiais militares, nesta quinta-feira (30), na Rua Santo Amaro, região central de São Paulo. Em vídeo que registrou o momento, é possível ver o rapaz gritando durante a abordagem policial, com as mãos e os pés presos por uma corda.

Durante abordagem policial, agentes da PM de São Paulo amarraram as mãos e os pés de um homem em situação de rua. O fato ocorreu na tarde de hoje (30), no bairro da Bela Vista, Centro. Segundo testemunhas, o homem teria reagido após uma mulher o chamar de ‘macaco’.

https://twitter.com/MidiaNINJA/status/1730342112745378022

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o rapaz é suspeito de importunação sexual e atirou uma pedra contra uma mulher, quando acabou quebrando o vidro da viatura. Ainda segundo a SSP, ele ameaçou os policiais e foi “contido para preservar sua integridade física e das demais pessoas”.

O caso foi registrado na 1ª Delegacia da Mulher como lesão corporal, ameaça, resistência, dano e desacato.

Em nota, a Ouvidoria da Polícia Militar repudiou o ato e afirmou que a abordagem utilizou “métodos análogos à tortura da ditadura militar”.

“A repetição de atos de barbárie com métodos análogos à tortura da ditadura militar, para coibir uma discussão de rua, com ofensas de cunho racista ao homem, são perceptíveis nos vídeos e fotos recebidos e que instruirão o procedimento e serão encaminhados à Corregedoria da Polícia Militar, para as apurações e medidas correcionais cabíveis.”

Além disso, compara a abordagem com o caso de um homem de 32 anos, também negro e amarrado por uma corda, suspeito de ter furtado alimentos de um mercado na Vila Mariana, em São Paulo, no início de junho deste ano. 

Segundo a Corregedoria, na época, a orientação da Polícia foi de que “a conduta dos policiais não é compatível com o treinamento e valores da instituição”.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.