Segurança Compartilhar
Tragédia de Saudades

“Foi um crime bárbaro, sem justificativa”, comenta o delegado Regional, Ricardo Casagrande

Tragédia de Saudades: o preso foi autuado em flagrante por cinco homicídios triplamente qualificados, além de uma tentativa de homicídio.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Kleber Rita/SCC SBT
Foto: Kleber Rita/SCC SBT

A Polícia Civil de Santa Catarina autuou em flagrante o homem de 18 anos preso pelo assassinato de cinco pessoas, sendo três crianças e duas mulheres, em uma creche na cidade de Saudades, no Oeste catarinense, nesta terça-feira (4).

De acordo com o delegado de polícia Jerônimo Marçal, responsável pelo caso lavrado na Delegacia de Polícia do município vizinho de Pinhalzinho, o preso foi autuado em flagrante por cinco homicídios triplamente qualificados. Além de uma tentativa de homicídio de uma criança, que logo após o crime foi transferida para hospital em Chapecó pela equipe do Helicóptero SAERFron da Polícia Civil.

As qualificadoras dos crimes foram motivo torpe, utilização de recurso que impossibilitou a defesa das vítimas e a utilização de meio cruel. Com o procedimento lavrado pela Polícia Civil, o homem já se encontra sob a tutela do Departamento de Administração Prisional (Deap/SC) e segue hospitalizado em Chapecó.

A Polícia conversou com a família, recolheu pertences. “Agora estamos coletando elementos para montar um cronograma dos fatos. Aí poderemos dizer se ele tinha intenção ou não de praticar o fato, se ele tinha se preparando ao não. Não há qualquer elemento que indique que ele agiu em conluio com outras pessoas ou que tenha a possibilidade de outros ataques. Descartamos por hora qualquer possibilidade do envolvimento de outras pessoas”, afirmou o delegado Regional, Ricardo Casagrande.


>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!


Confira entrevista com o Delegado Regional, Ricardo Casagrande, feita pelo colunista Fabio Schardong para a Rádio Chapecó nesta manhã de quarta.

O que a policia já sabe sobre o crime em Saudades?

Durante a tarde de ontem houve uma conversa com os familiares que prontamente ajudaram a Polícia Civil. Houve a entrega de equipamentos e pertences Alguns fatos relacionados ao jovem também nos foi passado, mas ainda é muito cedo para podermos afirmar com precisão o que realmente estava acontecendo com esse jovem e que poderia tê-lo motivado a cometer o crime.

Já se sabe a procedência da arma utilizada no crime?

Foram usadas duas armas brancas. Uma é uma espécie de punhal, adaga, e mais uma faca dessas utilizadas para caça de cerca de 40 cm. Essas duas facas foram adquiridas há alguns dias. Agora estamos coletando elementos para montar um cronograma dos fatos. Aí poderemos dizer se ele tinha intenção ou não de praticar o fato, se ele tinha se preparando ao não. Não há qualquer elemento que indique que ele agiu em conluio com outras pessoas ou que tenha a possibilidade de outros ataques. Descartamos por hora qualquer possibilidade do envolvimento de outras pessoas.

O rapaz era estudante, tinha emprego?

Ele não tinha passagem pela polícia, não tinha antecedentes. e trabalhava em uma empresa do município. Aparentemente ninguém imaginava que ele pudesse cometer um crime como o de ontem. A questão de problemas pessoais e familiares está sendo verificada.

Quanto tempo para concluir o inquérito. Alguma previsão?

É complicado falarmos em prazo, mas como o jovem está preso em flagrante, agora nosso trabalho está entorno da motivação.

Como estão os familiares do jovem? Eles continuam na cidade, foi necessário prestar apoio?

Família é bem quista no município, muito simples, e colaborou com a polícia. Todos também estão estarrecidos com o fato praticado pelo filho. Pelo menos até ontem não houve nenhum elemento, ou revolta da população com os pais. Qualquer indício disso, as forças de segurança prestarão auxilio à família.

O autor está internado, ele está sob custódia? O que acontece com ele a partir deste momento?

Tão logo ele tenha alta, será ouvido com todos os direitos e garantias. Mas ele já se encontra preso em flagrante e está sob custódia da polícia e internado no hospital. Logo que ouvido, será enviado a uma unidade prisional.

Mesmo com toda a sua experiência de trabalho, creio que tenha sido umas das mais complicadas da sua carreira…

A gente está acostumado com cenas que são impactantes. Mas, realmente, você entrar na escola e ver crianças com menos de dois anos de idade, com a vida interrompida como foi, realmente abala. Não tem como não nos solidarizarmos e ficarmos impressionados com o que a gente viu. Foi um crime bárbaro, sem justificativa. Vamos buscar os elementos que motivou o crime, mas é algo impensável, que impacta a todos.

Leia mais sobre o caso:

>> Conheça uma das armas usadas no crime

>> Vídeo: familiares e amigos das vítimas do ataque à creche participam cortejo em Saudades

>> Familiares lamentam morte de duas servidoras na tragédia em Saudades


>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.