SC envia bombeiros para ajudar nas buscas em Petrópolis
Oito militares catarinenses e seis cães de busca e resgate serão reforço nas equipes de trabalho em Petrópolis
• Atualizado
Com informações de Clayton Ramos, repórter do SCC SBT
Na manhã deste sábado (19), oito bombeiros militares catarinenses e seis cães de busca e resgate foram enviados para auxiliarem nas buscas por desaparecidos em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Os militares serão reforço nas equipes de trabalho do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ). Até a manhã de hoje, foram confirmadas 136 mortes em decorrência das chuvas de terça-feira (15), que causaram alagamentos e deslizamentos na cidade carioca. Segundo o SBT News, entre quinta (17) e sexta-feira (18) a quantidade de pessoas desaparecidas aumentou para 213, quase dobrando o número anterior.
“Nosso trabalho agora é em apoio ao Rio de Janeiro, levando nossa expertise, nossa referência e nosso trabalho, para que nós possamos localizar no maior número de desaparecidos no menor tempo possível. Nossas equipes especializadas são treinadas, habilitadas, preparadas e acima de tudo estão prontas para prestar um bom atendimento, representar bem a corporação e o nosso estado e acima de tudo levar solidariedade e conforto as famílias dessas pessoas desaparecidas”, afirmou o Coronel Marcos Aurélio Barcelos, comandante do CBMSC.
Para atuação em Petrópolis está prevista a formação de duas equipes, a primeira delas partirá neste sábado (19), atuará por cinco dias em terreno e após este período será substituída. Essas trocas ocorrerão enquanto for necessário. O deslocamento entre Santa Catarina e Rio de Janeiro acontecerá nas aeronaves Arcanjo 02 e 06.
Militares que irão a Petrópolis nesta primeira equipe:
- Capitão BM Alan Deley Cielusinski – Xanxerê (comando da operação)
- 3º Sargento BM Jaques Douglas Romão e cão Bravo – Blumenau
- Soldado BM Joscley Tracz e cão Iron – Xanxerê
- Soldado BM Thiago Evandro de Amorim e cão Moana – Itajaí
- Cabo BM David Canever e cão Léia – Canoinhas
- Cabo BM Ronaldo Fumagalli e cão Hunter – Curitibanos
- Soldado BM Giandro Rissi – Curitibanos (logística)
- Soldado BM Guilherme Pereira Galli e cão Sasuke – Lages
Todos os militares que irão até o local possuem o Curso de Bombeiros Cinotécnicos, ou seja, estão aptos para busca, salvamento e resgate com cães. Os binômios, como são chamadas as duplas de bombeiro militar e cão de busca são certificados para este tipo de atuação.
Três dos binômios que estão nesta equipe atuaram na tragédia de Brumadinho. O comando desta operação ficará a cargo do Capitão Alan Delei Cielusinky, que faz parte da Coordenadoria de Busca, Resgate e Salvamento com Cães, que já foi um binômio e atuou tanto em Mariana, quanto na equipe da Força Nacional dos jogos Olímpicos Rio 2016.
Cães pai e filha atuarão em conjunto
Dois cães, que são pai e filha, atuarão em conjunto nos trabalhos de busca e resgate dos desaparecidos. O cão Iron é pai da cadela Léia, ambos fazem parte de binômios.
Confira:
Outros Estados também enviarão ajuda
Para auxiliar nas buscas, bombeiros de outros estados do país estão sendo enviados como reforço. Já são aproximadamente 80 militares que se somam ao contingente de mais de 500 da corporação fluminense.
Além de Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Sul e Paraná também enviarão reforços.
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO