Segurança Compartilhar
Anjos da Guarda

Rondas escolares devem ser permanentes nas escolas de São José

Operação "Anjos da Guarda" tem o objetivo de prevenir a violência nas escolas da cidade

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Prefeitura de São José/Divulgação
Foto: Prefeitura de São José/Divulgação

A operação “Anjos da Guarda”, realizada pela Guarda Municipal de São José (GMSJ), com rondas pelas escolas, será permanente. Ela é uma das medidas que será oficializada nesta segunda-feira (17) na reunião do Gabinete de Gestão Integrada da Prefeitura de São José.

Segundo a prefeitura, o grupo foi criado para o enfrentamento e prevenção à violência nas escolas do município e com objetivo de tranquilizar a população. Na reunião, programada para 14h30, será feito um balanço da primeira semana de trabalho e definidas ações concretas na cidade.

Os cinco Grupos de Trabalho (GTs), criado pelo Gabinete de Gestão Integrado, de segurança nas escolas, alinham as ações das Secretarias Municipais de Educação, de Segurança, de Administração, de Infraestrutura e de Saúde.

Eles foram divididos em grupos para identificar as vulnerabilidades na estrutura interna que impactam na segurança de cada unidade de ensino; implementar equipamentos de monitoramento e tecnologias de acesso às edificações escolares; implantar segurança na portaria das escolas; trabalhar com pais e diretores das escolas no desenvolvimento de novas propostas para melhorar a segurança nas escolas; capacitar e divulgar condutas de segurança para a comunidade escolar e famílias.

Confira as medidas realizadas

Em reunião realizada na sexta-feira (14) foi confirmado que a prefeitura reforçará as 11 medidas anunciadas durante a semana para proteção da comunidade escolar, como a obrigação da apresentação de documento de identificação com foto para se adentar na escola; entrada será realizada em intervalos programados para evitar concentrações nos portões; acesso de pais e quaisquer outras pessoas mediante agendamento, entre outras medidas.

A Secretária Municipal de Educação, Maria Helena Krüger, definiu que uma representante do grupo receberá as informações das decisões do Gabinete de Gestão e auxiliará na divulgação das medidas. Contou também que reuniões serão realizadas nas escolas com pais, professores e diretores para troca de informações e esclarecimentos, além do contínuo treinamento dos servidores, além de palestras sobre enfrentamento destes atos de violência.

Anjos da Guarda

A comandante da Guarda Municipal de São José, Ane Warmling, avaliou que a primeira semana da operação “Anjos da Guarda”, com rondas em frentes as escolas atingiram o objetivo e que seguirá pela próxima semana, envolvendo mais de 80% do efetivo da Guarda Municipal. “Será uma ação permanente, não haverá retrocesso nestas rondas”, explicou.

Informou ainda que o município foi dividido em quatro regiões e que três viaturas ficarão próximas às unidades escolares nos bairros Barreiros, Serraria e Kobrasol. Em Forquilhinhas há duas viaturas e mais uma viatura que atenderá a saída no Colégio Maria Luiza de Melo, o Melão, também no Kobrasol e atendimentos de emergências.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.