Procon interdita equipamentos de bronzeamento artificial na Grande Florianópolis
O estabelecimento já havia sido interditado pelo órgão em dezembro de 2024.
• Atualizado

O Procon de São José interditou, na manhã desta sexta-feira (7), dois equipamentos de bronzeamento com luz ultravioleta em uma clínica de estética da cidade. O estabelecimento já havia sido interditado pelo órgão em dezembro de 2024, mas descumpriu a determinação.
Os equipamentos foram novamente interditados, e o Procon enviará um ofício ao Ministério Público relatando a reincidência da infração. O uso desses aparelhos para fins estéticos é proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária desde 2009.
De acordo com o diretor do Procon, a Resolução 56/2009 da Anvisa proíbe a importação, comercialização e utilização de equipamentos de bronzeamento artificial que emitam radiação ultravioleta. “A prática do bronzeamento artificial em câmaras de bronzeamento é proibida. O único bronzeamento permitido atualmente é o a jato”, destacou.
O diretor do Procon também alertou sobre o desconhecimento de muitos consumidores em relação à proibição. Segundo ele, alguns estabelecimentos utilizam estratégias de publicidade nas redes sociais para passar a impressão de que o procedimento é seguro e regulamentado.
Leia Mais
Homem condenado por estuprar enteada durante 9 anos é preso no Oeste de SC
Um homem de 49 anos foi preso na tarde de quinta-feira (6) em São Lourenço do Oeste, condenado a 35 anos de prisão por estuprar a enteada durante nove anos. O crime ocorreu entre 2003 a 2012 no município de Quilombo, época em que a vítima ainda era criança.
A Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) realizou a captura por meio da Delegacia de Investigações Criminais (DIC) no bairro Meneghetti, em São Lourenço do Oeste.
Após os trâmites legais, o homem foi encaminhado ao Complexo Penitenciário de Chapecó, onde cumprirá a pena inicialmente em regime fechado.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO