Segurança Compartilhar
Retorno à Terra adiado

Problema em aeronave deixa astronautas presos no espaço

Retorno dos astronautas à Terra foi adiado três vezes

• Atualizado

Redação

Por Redação

Butch Wilmore e Suni Williams foram lançados ao espaço no primeiro voo da cápsula CST-100 Starliner, da Boeing, no dia 5 de junho e deveriam retornar no dia 12 | Reprodução / YouTube
Butch Wilmore e Suni Williams foram lançados ao espaço no primeiro voo da cápsula CST-100 Starliner, da Boeing, no dia 5 de junho e deveriam retornar no dia 12 | Reprodução / YouTube

A Nasa, agência espacial norte-americana, adiou novamente o retorno de astronautas que estão “presos no espaço” que estava previsto para esta quarta-feira (26). Butch Wilmore e Suni Williams estão presos na Estação Espacial Internacional (ISS) após problemas de vazamento de hélio, o que ocasionou a prorrogação da primeira vez.

De acordo com informações do SBT News, a dupla foi para o espaço no primeiro voo da cápsula CST-100 Starliner, da Boeing, no dia 5 de junho. O retorno estava previsto para o dia 12. Contudo em três oportunidades, devido à problemas técnicos, o retorno dos astronautas presos no espaço à Terra foi adiado.

“Estamos deixando os dados orientarem nossa tomada de decisão em relação ao gerenciamento dos pequenos vazamentos no sistema de hélio e ao desempenho dos propulsores que observamos durante o encontro e a atracação”, disse Steve Stich, gerente do Programa de Tripulação Comercial da Nasa.

Segundo o SBT News, a Nasa não comunicou a data de retorno da nave, que pode ficar ancorada na ISS por no máximo 45 dias.

Antes de ser lançado, voo de astronautas da Boeing foi cancelado minutos antes de alçar voo

Por Estadão Conteúdo

Antes de ser lançado ao espaço no dia 5 de junho. a Boeing enfrentou um revés em sua jornada para se tornar uma alternativa à SpaceX no transporte de astronautas ao espaço. O primeiro voo de astronautas da empresa foi abruptamente cancelado no último minuto do dia 1º de junho, devido a um problema técnico com o sistema de computador responsável pelos procedimentos finais antes do lançamento.

A contagem regressiva foi interrompida com apenas três minutos e 50 segundos restantes, deixando os astronautas da Nasa (Agência Aeroespacial dos Estados Unidos), Butch Wilmore e Suni Williams, presos dentro da cápsula Starliner na plataforma de lançamento.

O incidente segue uma série de contratempos para a Boeing, incluindo um adiamento em 6 de maio devido a problemas de vazamento e necessidade de reparos no foguete. Desde seu primeiro voo de teste não tripulado em 2019, que falhou em alcançar a Estação Espacial Internacional por problemas de software, a Boeing tem lutado para superar desafios técnicos, incluindo questões com paraquedas, materiais inflamáveis, um vazamento de hélio e uma válvula do foguete.

Apesar de um problema com válvulas ter surgido duas horas antes do lançamento planejado, a equipe conseguiu contorná-lo utilizando um circuito de reserva. No entanto, o sequenciador de lançamento terrestre, um sistema crítico para a fase final antes do lançamento, falhou em prosseguir com a operação.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.