Segurança Compartilhar
Drogas sintéticas

Operação contra organização criminosa é realizada em cidades de SC

Ação mira a atuação de uma organização criminosa que produzia drogas sintéticas no estado

• Atualizado

Patryck Cachoeira

Por Patryck Cachoeira

Foto: Ministério Público/divulgação
Foto: Ministério Público/divulgação

Na manhã desta terça-feira (19), o Gaeco do Ministério Público de Santa Catarina realizou a operação “Alquimia” para cumprimento de 13 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão. A ação mira a atuação de uma organização criminosa que produzia drogas sintéticas.

Os mandados foram expedidos pelo Poder Judiciário da Comarca de Presidente Getúlio, a pedido do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

A operação

De acordo com o MPSC, a investigação que iniciou em junho deste ano por meio de um procedimento investigatório criminal (PIC), além de um relatório técnico operacional (RTO) da Polícia Militar de Santa Catarina, revelou elementos que caracterizariam os crimes de lavagem de dinheiro e tráfico de drogas. 

Foram obtidas informações e elementos probatórios em que demonstram que os investigados estão envolvidos com diversas práticas criminosas, como furtos de veículos, posse de armas de fogo, produção e venda de drogas, lavagem de capitais, além de integrar uma organização criminosa.

O grupo criminoso obtinha lucros expressivos com a produção de drogas sintéticas em larga escala. A investigação também apura o alcance da distribuição dos entorpecentes, que tinham como destino a distribuição nos estados do sul do Brasil. 

Ainda, em sua operação, os integrantes do grupo criminoso utilizavam empresas de fachada para compra e venda de imóveis e adquiriam veículos de luxo para exercer a lavagem de dinheiro. Entre as cidades catarinenses investigadas estão: Joinville, Jaraguá do Sul, Meleiro, Ermo, Araranguá e São José do Cerrito. Já no estado vizinho, o Paraná, foi o município de Rio Negro. 

Gaeco

O Gaeco é uma força-tarefa composta, em Santa Catarina, pelo Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.

Com supervisão de Mariana Pedrozo

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.