Segurança Compartilhar
Operação Lance Improvável

Oito pessoas são presas por aplicar golpes em sites de leilões de veículos falsos

Suspeitos são investigados por enganar inúmeras vítimas ao promoverem leilões fictícios de veículos, levando-as a transferir grandes quantias em dinheiro

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Polícia Civil/Divulgação
Foto: Polícia Civil/Divulgação

Na manhã desta quarta-feira (27), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Polícia de Tangará, deflagrou a operação “Lance Improvável” para combater golpes aplicados por uma quadrilha a partir de sites de leilões de veículos falsos.

Na oportunidade, foram cumpridos oito mandados de prisão preventiva e 12 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Comarca de Tangará e cumpridos nos estados de Minas Gerais e São Paulo, além de bloqueio e sequestro de bens, no total de R$ 5 milhões.

Durante a ação, oito pessoas foram presas nas cidades Belo Horizonte, Praia Grande, Santo André e Parapanema. Conforme a polícia, foram apreendidos também documentos, computadores, aparelhos celulares, materiais esses que serão utilizados para a conclusão das investigações.

Segundo o Delegado André Cembranelli, titular da Delegacia de Polícia de Tangará, que conduz a investigação, o grupo vinha atuando no submundo do crime desde 2018, disseminando sua operação fraudulenta por diversas regiões do país.

Os suspeitos, cujas identidades não foram divulgadas até o momento, são investigados em razão de enganar inúmeras vítimas ao promoverem leilões fictícios de veículos, levando-as a transferir grandes quantias em dinheiro para contas bancárias fraudulentas.

Os veículos divulgados nos sites seriam, supostamente, objetos de recuperação realizados por instituições bancárias devido à inadimplência dos proprietários. Os valores publicados se destacavam por estarem consideravelmente abaixo da média de mercado, o que atraía compradores de todo o Brasil. A estrutura online das páginas envolvia a vítima em um enredo enganoso, fazendo-a acreditar que havia feito a oferta mais vantajosa pelo lote.

A investigação iniciou na Delegacia de Tangará, após uma vítima residente naquela cidade, “arrematar” um veículo pelo valor de R$ 90 mil e transferir o dinheiro para o falso leiloeiro. Tangará é uma pacata cidade do interior de Santa Catarina, conhecida como a capital catarinense do voo livre. Localizada no Meio Oeste Catarinense, com população em torno de oito mil habitantes.

Até o momento, as investigações apuraram que ao longo de, mais ou menos, cinco anos de atuação criminosa, a organização criou múltiplos sites que continuavam operando até que as vítimas percebessem a fraude, momento em que eles prontamente migravam para um novo site ilegal.

Estima-se que os criminosos tenham lesado centenas de vítimas no Brasil inteiro. A ação contou com apoio da Polícia Civil de Minas Gerais, da Polícia Civil de São Paulo, da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da SENASP-MJSP, através do projeto M.O.S.A.I.C.O, e das Unidades das Regionais de Joaçaba, Lages, Videira e Campos Novos.

A Polícia Civil orienta as vítimas dos sites investigados, abaixo relacionados, que procurem as delegacias de polícia para registrar boletim de ocorrência, se ainda não o fizeram, de modo que a Polícia Civil possa fazer um mapeamento dos golpes aplicados pela organização criminosa em todo o Brasil.

Lista de sites investigados:

leilaoavantedobrasil.com.br
leilaogrupoleiloar.com.br
leilaogrupobraex.com.br
leilaoreforteretomados.com.br
leilaoservitec-br.com
leilaoserviteccaminhoes-br.com
acevilleleiloes-br.com,
galpaodoscarrinhos-br.com,
galpaodosquipamentos-br.com
leilaobendiniativos-br.com
transsorocaba.com.br
tramerleilaodebensmoveis.com.br
leilaotramerdecaminhoes.com.br
leilaoservitecdecaminhoes.com.br
transveicular.com.br
leilaobendinideativos.com.br
leilaoreforteretomados.com.br
transequipeclogistica.com.br
leilaoinovardobrasil.com.br
leilaosolidezativos.com.br
pagliatoleilaoautomotivo.com.br
leilaogrupovercelli.com.br
premierautoleilao.com.br
leilaoravelloretomados.com.br

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.