Segurança Compartilhar
EMERGÊNCIA

Jaraguá do Sul decreta situação de emergência após enxurrada

O Decreto terá duração de 60 dias, a partir de 28 de janeiro, mas poderá ser prorrogado

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Divulgação/Prefeitura de Jaraguá do Sul
Foto: Divulgação/Prefeitura de Jaraguá do Sul

A Prefeitura de Jaraguá do Sul decretou situação de emergência, na segunda-feira (29), devido aos prejuízos causados pela enxurrada registrada na tarde do último domingo (28).

A situação de anormalidade, prevista no decreto, é válida apenas para as áreas do Município, comprovadamente afetadas pelo desastre, que se deu por escoamento superficial de alta velocidade e energia, provocado por chuvas intensas e concentradas.

O decreto de situação de emergência permite uma resposta mais ágil do município às demandas geradas pelos estragos. Além disso, há a possibilidade de liberação de recursos federais e estaduais destinados às ações de resposta e recuperação dos cenários afetados, mediante apresentação de um Plano de Trabalho.

Trabalhos de recuperação dos estragos 

A limpeza e recuperação dos locais atingidos pela enxurrada do final de semana prosseguem em Jaraguá do Sul. 300 toneladas de entulhos foram removidas.

Os maiores danos foram causados por deslizamentos de terra, infiltrações e sobre carga na rede de drenagem pluvial.

É o caso do Rua Arnoldo Leonardo Schmitt, no bairro Barra do Rio Molha, onde toda a infraestrutura viária terá que ser refeita. As ruas Ana Zacko, Pedro Winter e Adolfo Antônio Emendoerfer também foram danificadas e serão recuperadas. Houve, ainda, vários pontos de alagamentos.

Jaraguá do Sul decreta situação de emergência após enxurrada
Foto: Divulgação/Prefeitura de Jaraguá do Sul

Entenda o caso

Jaraguá do Sul foi atingida por uma forte chuva no último domingo (28). Os temporais resultaram em alagamentos que deixaram carros debaixo d’água.

Segundo a Defesa Civil, os danos foram causados devido à grande quantidade de chuva, estimada em 50 milímetros, o que equivale a 50 litros de água caindo em cada metro quadrado do local, durante um período de apenas uma hora.

A Prefeitura de Jaraguá do Sul disponibilizou um formulário de danos para comércio e indústria para o registro das perdas ocorridas. 


>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.