Grupo de adolescentes suspeito de integrar facção criminosa é investigado pela polícia
Durante operação em Xanxerê, um adolescente de 17 anos foi levado à delegacia para esclarecimentos
• Atualizado
Nesta quinta-feira (20), a Polícia Civil realizou uma operação que cumpriu sete mandados de busca e apreensão nos bairros da Vila União e Leandro, em Xanxerê. Os mandados foram expedidos pelo Poder Judiciário para investigar adolescentes que se declaram pertencentes a uma facção criminosa que atua em Santa Catarina.
A operação da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) contou com apoio de policiais de toda a 16º Delegacia Regional de Polícia de Xanxerê, assim como dos operadores aerotáticos do SAER/FRON de Chapecó e do COPC, e cães dos NOCs de Xanxerê e Chapecó.
Os instrumentos jurídicos foram expedidos no intuito de localizar armas de fogo que pudessem estar em posse dos adolescentes, grupo que figuram como envolvidos em mais de três registros de apreensão de menor por ato infracional análogo ao tráfico ilícito de drogas, sempre nos endereços em que se deram as buscas.
Durante o cumprimento foram encontrados um simulacro de arma de fogo, coldre para armamento, drogas, dinheiro em espécie fracionado em várias notas e dois rádios comunicadores de longo alcance, equipamento amplamente utilizado em locais que realizam a traficância para que os criminosos se comuniquem quando da chegada da polícia e de usuários de drogas.
Após as diligências serem concluídas, todo o material foi apreendido e um adolescente de 17 anos foi conduzido à unidade policial para esclarecimentos, pois estava com entorpecentes e outros objetos. Após depoimento e assinatura de termo de entrega ao responsável legal, ele foi liberado.
Segundo a polícia, será instaurado um procedimento de apuração de ato infracional de tráfico de drogas, sendo o quarto registro em seu nome em um período de menos de um ano. Todo o material apreendido será encaminhado ao Poder Judiciário assim que as investigações forem concluídas, para análise de autoridade judicial.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO