Grupo criminoso que fabricava e distribuía moedas falsas é condenado no RS
O líder da organização criminosa foi condenado a 14 anos de reclusão
• Atualizado
A 7ª Vara Federal de Porto Alegre condenou nove pessoas pelo crime de organização criminosa por fabricação e distribuição de moedas falsas na última segunda-feira (12). O líder da quadrilha foi condenado a 14 anos de reclusão.
No total, 12 pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público Federal em novembro de 2021. O documento relatava que os suspeitos integravam “uma organização criminosa altamente especializada e com equipamento suficiente para produção de cédulas de excelente qualidade e em grande quantidade”.
De acordo com a denúncia, a equipe de fabricação era composta pelo líder, pela companheira, pelo filho e pela nora. Já o núcleo de distribuição era composto por cinco homens, sendo que um deles atuava em Santa Catarina e os demais no estado gaúcho.
A lavagem de dinheiro e a ocultação tinha dois integrantes, que usavam os recursos obtidos nas atividades para o pagamento de despesas e aquisição de bens.
O MPF ainda acusou uma mulher e seus dois filhos de fraude processual. Eles teriam queimado e destruído provas dos crimes.
>> Siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO