Segurança Compartilhar
27 feminicídios

Feminicídios aumentam mais de 100% nos cinco primeiros meses de 2022

Dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Pixabay (banco de imagens).
Foto: Pixabay (banco de imagens).

Nos primeiros cinco meses de 2022, Santa Catarina registrou um aumento de 107,69% no número de feminicídios, se comparado com o mesmo período de 2021. O estado contabilizou 253 homicídios, sendo 27 feminicídios, nos primeiros meses deste ano.

Os dados foram divulgados na segunda-feira (06), pela Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina.

Menor número de homicídios no mês de maio desde 2008

Contudo, maio apresentou redução nos principais índices de criminalidade violenta em Santa Catarina. O estado teve o menor número de assassinatos para o mês desde o ano de 2008. Foram 47 homicídios, redução de 50% em relação a 2017, quando houve o pico de mortes violentas. Entre janeiro e maio deste ano, houve diminuição de 7% nos homicídios na comparação com o mesmo período do ano passado. 

Também em maio, foi registrado o menor número de roubos para o mês da série histórica. Na comparação com 2016, a redução é de 60% – de um total de 1.650 para 650. Os dados são do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial. Segundo o governador Carlos Moisés, os índices atuais são consequência de duas situações: o trabalho integrado das forças de segurança e o maior investimento no setor na história do estado.

“Nós criamos o Colegiado Superior em 2019, aumentando a integração entre as nossas forças de segurança. Hoje, este modelo é considerado um exemplo para o Brasil. Também estamos fazendo o maior investimento da história na segurança pública, com R$ 343 milhões em recursos próprios até o fim deste ano. Essas ações estão se refletindo em menos criminalidade e uma maior sensação de segurança para a nossa população”, afirma o governador. 

Diminuição no número de roubos

O presidente do Colegiado Superior, Giovani Eduardo Adriano, destaca outros números positivos do período de janeiro a maio deste ano: redução de 26% nos roubos a instituições financeiras e de 54% nos latrocínios. 

“A criminalidade violenta está em queda, mesmo com o retorno das atividades econômicas e uma maior circulação de pessoas nas ruas. Além do policiamento ostensivo e da boa taxa de resolução de crimes, temos um trabalho forte de inteligência, que nos ajuda na prevenção. Seguiremos atuando para manter o nosso estado como um dos mais seguros do Brasil”, ressalta Adriano.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.