Segurança Compartilhar
Crime

Em coletiva sobre assalto em Criciúma, delegado revela roubo de cerca de R$ 80 milhões e 14 presos

"Mais peças estão sendo agregadas ao quebra-cabeça", disse o delegado.

• Atualizado

Rafaella Moraes

Por Rafaella Moraes

Foto: Polícia Civil / Divulgação.
Foto: Polícia Civil / Divulgação.

Em uma entrevista coletiva realizada na tarde desta quarta-feira (9), o delegado Anselmo Cruz da Deic-SC (Departamento Estadual de Investigações Criminais), revelou que cerca de 80 milhões foram levados no assalto a banco em Criciúma. Ainda de acordo com o delegado, o valor exato será divulgado pelo Banco do Brasil em breve.

Além da revelação do valor do roubo, foram anunciadas 14 prisões de suspeitos de envolvimento no crime, total de duas prisões novas. Os criminosos estariam monitorando a região próxima à agência bancária de um apartamento na área central da cidade. No entanto, não foram divulgadas mais informações sobre. “Estamos trabalhando com sigilo”, afirma o delegado.

Segundo Anselmo, nesta quarta-feira (9), autoridades policiais que compõe força-tarefa para desvendar o crime, a partir da prisão de um dos suspeitos, cumpriram um mandado de busca e apreensão no Ceará.  As informações são de que os criminosos poderiam estar ocupando um apartamento na área central de Criciúma, há meses, de onde faziam o monitoramento da região próximo à agência bancária alvo da ação da quadrilha.

RELEMBRE:

  • 30/11/20 – O ASSALTO

– Por volta das 23h50min: no Centro de Criciúma, no sul do Estado, criminosos fortemente armados  assaltaram o cofre da tesouraria regional do Banco do Brasil e efetuaram diversos disparos na área central e no 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM). Durante a ação, algumas ruas foram bloqueadas, carros foram abordados e os criminosos colocaram fogo em um caminhão na BR-101, no túnel do Morro do Formigão, em Tubarão.

– Por volta da 00h10min: seis profissionais do Departamento de Trânsito e Transporte (DTT) foram feitos de reféns.

– Por volta das 2h: os criminosos espalharam uma alta quantia de dinheiro pelas ruas da cidade e fugiram em dez carros para o município de Nova Veneza.

  • Policial baleado é hospitalizado:

A ação criminosa resultou em duas pessoas feridas, sendo um deles o policial militar Jeferson Luiz Esmeraldino, que passou por uma cirurgia e está hospitalizado. De acordo com informações do dia 06 de dezembro, Esmeraldino não está necessitando de aparelhos para auxiliar na respiração, a qual passou a se dar de forma natural. Neste período, inclusive, conseguiu pronunciar, com dificuldades, algumas poucas palavras, que na avaliação é considerado normal. O rim e fígado estão funcionando bem.

PISTAS:

  • 01/12/20 – CARROS DO ASSALTO SÃO ENCONTRADOS

Segundo informações do Bope, foram encontrados numa área retirada do município de Nova Veneza, dez carros usados pelos criminosos no assalto. Além dos automóveis, foram achados mais de 200kg de Metalon, cordéis detonantes, espoletas, estopins e dispositivos elétricos.

Foto: BOPE / Divulgação.
  • 02/12/20 – GALPÃO USADO POR ASSALTANTES É LOCALIZADO

De acordo com informações do Batalhão de Operações Policiais Especiais de Santa Catarina (BOPE), um galpão usado pelos assaltantes foi encontrado em Içara, aproximadamente 10 km de distância da cidade onde ocorreu o crime.

O local havia sido alugador pelo proprietário para desconhecidos. De acordo com as investigações, o galpão serviu para que os criminosos pintassem os veículos usados no assalto de preto. “No chão tinha marca da tinta desenhando a silhueta dos carros”, conta o comandante do Bope-SC, tenente-coronel José Ivan Schelavin.

Uma placa de “aluga-se” ainda estava na frente do galpão. Foto: Marco Burigo.
  • 03/12/20 – CASA EM MORRINHOS DO SUL (RS) TERIA SIDO ESCONDERIJO

Na madrugada de quinta-feira (3), por volta das 5h30min, os policiais encontraram uma casa em Morrinhos do Sul (RS), que teria sido utilizada pelos criminosos para planejamento do assalto e esconderijo dos objetos. No local, um suspeito foi preso.

Foto: BOPE / Divulgação.

14 PRISÕES:

  • 2 homens em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, na tarde de quarta-feira (2).
  • 3 homens na divisa de Torres, Rio Grande do Sul, e Passo de Torre (SC), na tarde de quarta-feira (2).
  • 1 mulher que estava em uma casa em São Paulo (SP), na tarde de quarta-feira (2).
  • 2 homens em Gramado, na Serra do RS, na manhã de quinta-feira (3).
  • 1 homem, que estava na casa na cidade de Três Cachoeiras (RS), na madrugada de quinta (3).
  • 2 pessoas encontradas em Campinas (SP), na quinta-feira (3).
  • 1 homem é preso em Blumenau, na sexta-feira (4).
  • 2 prisões de pessoas com identidades não divulgadas, informadas em coletiva nesta quarta (9).

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.