Cidade de SC que decretou emergência distribui telhas após tempestade severa
O município do Extremo Sul catarinense solicitou kits de assistência humanitária à Defesa Civil Estadual após inúmeros estragos
• Atualizado
O município de Sombrio, no extremo sul de Santa Catarina, foi atingido por uma tempestade severa na noite de quarta-feira (27), que causou diversos prejuízos em residências, prédios públicos, veículos, lavouras e indústrias. Durante a madrugada e todo o dia desta quinta-feira (28), ocorreu a distribuição inicial de lonas no Corpo de Bombeiros.
A velocidade dos ventos de 100 km/h, que atingiu Sombrio, foi registrada pelos dados do radar meteorológico de Lontras, que também registrou valores de refletividade superiores a 60 dBZ, confirmando o caráter severo do evento. Imagens do satélite GOES-16 e do sistema do SIMEPAR apontaram grande densidade de raios na região durante o temporal.
Veja vídeo dos estragos:
Sombrio/SC
— TEMPO OESTE (@TempoOeste) November 28, 2024
27/11/2024
Grande destruição causada por tempestades 🌪️⛈️⚠️ pic.twitter.com/aNsz6XSKtL
Após o decreto de Situação de Emergência, a Secretaria de Assistência Social iniciou o cadastramento das famílias que tiveram suas casas atingidas para o recebimento de telhas. Na manhã desta sexta-feira (29), a entrega das telhas foi iniciada nas residências, sendo 3.321 telhas e 987 cumeeiras.
Locais mais atingidos pela tempestade severa
A prefeitura de Sombrio informou que os bairros mais atingidos foram Sanga Negra, São Pedro, Guarita, Januária e São Francisco. Mais de 50 residências foram danificadas, além de indústrias, prédios públicos e o quartel do Corpo de Bombeiros. Um veículo da Secretaria de Educação teve o vidro quebrado.
Apesar da gravidade, não há registros de desabrigados.
A Celesc informou que cerca de 30 mil residências ficaram sem energia elétrica na noite passada em Sombrio, Balneário Gaivota e Santa Rosa do Sul. Em Sombrio, 28 postes foram danificados, e equipes da Celesc estão concentradas na restauração do fornecimento, com esforços intensificados para normalizar a situação o mais rápido possível.
Como solicitar ajuda
A Secretaria de Assistência Social solicita que os moradores que puderem realizar a retirada das telhas dirijam-se ao Centro de Educação Infantil (CEI) do bairro São Pedro. As famílias que completarem o cadastro até esta sexta, às 17h, receberão as telhas nos próximos dias.
Para mais informações sobre como participar das ações de distribuição de telhas e outras assistências, os moradores podem entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social ou no CRAS do bairro São Pedro.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO