Bebê engasgada com leite materno é salva por policial em Joinville
Bebê foi acometida pela cianose, condição que faz com que a pele e as mucosas fiquem com uma cor azulada
• Atualizado
Uma bebê de apenas quatro dias foi salva após se engasgar com leite materno em Joinville, no Norte catarinense. Os pais levaram a criança, chamada Iris, até o Esquadrão de Polícia Montada, no bairro Petrópolis, no último sábado (3), em busca de socorro.
Leia Mais
A ocorrência foi registrada por volta das 14h30. O casal buzinou em frente ao portão do quartel, com a recém-nascida desacordada e com cianose, condição que faz com que a pele e as mucosas fiquem com uma cor azulada.
O policial militar acionou o alarme de emergência e iniciou os primeiros socorros. Ele realizou a Manobra de Heimlich e conseguiu reanimar a criança após três tentativas.
A bebê voltou a respirar e, em seguida, foi atendida pelo técnico de enfermagem da ambulância do Samu.
Manobra de Heimlich em bebês
Segundo o Ministério da Saúde, é preciso colocar o bebê de bruços em cima do seu braço e fazer cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Virar o bebê de barriga para cima em seu braço e efetuar mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos.
Tentar visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repitir as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital). Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes.
Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO