Saúde Compartilhar
SE ENTREGOU!

Auxiliar que assinou laudo de doador de órgãos infectados por HIV se entrega à polícia

O caso repercurtiu nacionalmente após seis pessoas se infectarem com HIV após transplantes de órgãos

• Atualizado

Redação

Por Redação

Auxiliar que assinou laudo de doador de órgãos infectados por HIV se entrega à polícia
Auxiliar que assinou laudo de doador de órgãos infectados por HIV se entrega à polícia

A auxiliar de laboratório Jacqueline Iris Bacellar de Assis, de 36 anos, se apresentou à polícia na tarde desta terça-feira (15), acompanhada de sua defesa, na Cidade da Polícia, zona norte do Rio de Janeiro. Ela estava foragida desde segunda-feira (14). Ela assinou o laudo de doador de orgãos infectados por HIV.

De acordo com o SBT News, Jacqueline assinou um dos laudos de órgãos infectados por HIV de um transplantado no laboratório PCS Lab Saleme. Agora, ela prestará depoimento e, possivelmente ainda hoje, será levada para o presídio de Benfica, também na zona norte da cidade.

Em entrevista realizada na última segunda-feira (14), a auxiliar de laboratório informou que não era biomédica e sim uma funcionária administrativa do PCS Lab Saleme. Segundo ela, sua assinatura nos laudos de doadores de órgãos infectados com HIV, foi usada de maneira indevida nos laudos.

Leia mais

Entenda o caso sobre os doadores de órgãos infectados por HIV

As infecções nos pacientes transplantados ocorreram após testes feitos por um laboratório privado, o PCS, apontarem ausência do vírus HIV nos órgãos de dois doadores.

O laboratório foi contratado pela Fundação Saúde, sob a responsabilidade da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro para atendimento ao programa de transplantes no estado.

O PCS teve o serviço suspenso logo após a ciência do caso e foi interditado cautelarmente. Com isso, os exames em órgãos para transplantes passaram a ser realizados pelo Hemorio.

O Ministério da Saúde determinou a instalação de auditoria urgente pelo Departamento Nacional de Auditoria do SUS no sistema de transplante do Rio de Janeiro, e a apuração de eventuais irregularidades na contratação do referido laboratório, dentre outras providências.

*Com informações de SBT News

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.