Segurança Compartilhar
Operação

Após decisão do governo, barragem de José Boiteux é reaberta

Segundo as informações oficiais, a barragem desempenhou um importante papel na contenção das cheias do Médio Vale

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: @andreiprier
e @santacatarinaemfotosbr
Foto: @andreiprier e @santacatarinaemfotosbr

De acordo com a Secretaria de Estado de Santa Catarina, com a parada das chuvas na região do Vale do Itajaí, os rios em toda bacia encontram-se em recessão. Dessa forma, na manhã deste domingo (15) foi reaberta a barragem norte em José Boiteux.

“Houve um trabalho árduo para operar a barragem. O trabalho se prolongou até próximo das 12h30 quando foi encerrado com a abertura de uma das comportas em 100%”, explicou o secretário de Proteção e Defesa Civil, coronel Armando Schroeder.

Segundo as informações oficiais, a barragem desempenhou um importante papel na contenção das cheias do Médio Vale. Estudos técnicos apontam que ela representou até dois metros a menos nas enchentes dos municípios às margens do Rio Itajaí-Açu.

Houve a tentativa de abrir a segunda comporta, porém a equipe técnica encontrou dificuldades e a operação foi postergada para outro momento. A barragem José Boiteux atingiu, segundo divulgação oficial, seu volume máximo na noite da última sexta-feira (13) quando iniciou o vertimento.

“Vale destacar que a abertura gradual das comportas não traz risco de inundações para os municípios a jusante, no Médio e Baixo Vale do Itajaí”, explica o coordenador de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil SC, Frederico Rudorff.

Barragem Oeste e Sul

A barragem Oeste, em Taió, foi aberta na noite deste sábado (14) e neste momento está com uma comporta aberta e seis comportas fechadas. Enquanto isso, a barragem Sul, em Ituporanga, segue com as cinco comportas fechadas.

Operação

De acordo com a Defesa Civil, o deslocamento da barragem começou logo cedo e foi estabelecido um perímetro de segurança juntamente com a Funai e com as lideranças indígenas. Os cálculos estimam que em duas semanas o reservatório deve voltar ao nível normal.

“Iniciamos o deslocamento para a barragem às 06h da manhã com um dispositivo composto por integrantes da Polícia Federal, Funai, Defesa Civil, um caminhão com apoiadores com equipamentos auxiliares para operar a barragem de forma externa e contingente da Policia Militar para realizar a proteção dos civis e do caminhão”, conta o secretário de Proteção e Defesa Civil.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.