Delton Batista está redesenhando as vendas empresariais
Delton Batista é economista e empresário, presidente do Sistema LIDE RS e LIDE SC
• Atualizado
Com a experiência de ter liderado áreas de negócios de grandes corporações como AmBev, BrasilTelecom e Grupo RBS, e uma metodologia proprietária que integra estratégia de mercado, eficiência radical de processos, e novas tecnologias como big data e inteligência artificial, sua consultoria se especializou em projetos de crescimento de empresas.
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Duas perguntas para Delton Batista, economista e empresário, presidente do Sistema LIDE RS e LIDE SC, e fundador da 8R, um escritório de projetos especializado em crescimento de empresas através da chamada área de vendas corporativas (negócios realizados de empresas para outras empresas, sejam privadas ou do setor público):
- É possível para as empresas poderem de fato crescer e serem mais rentáveis mesmo em um ambiente cada vez mais competitivo no mercado e em um cenário econômico de juros altos como se desenha para o país em 2025?
Possível e necessário para a longevidade das empresas.
Em nossa metodologia, fruto de longa vivência de alta performance na área e atualizada pelas conexões que mantemos com centros de pesquisa e inovação, aceleradoras e universidades do Brasil e do exterior, e principalmente pelos projetos e resultados que realizamos e são nosso verdadeiro laboratório, acreditamos na combinação de dois conceitos: “Sales Design”, para estruturação de toda estratégia de posicionamento de mercado, valor de marca, reputação corporativa, e jornada comercial, e de “SalesTech”, para uso de novas tecnologias e ferramentas aplicadas à metodologia de vendas complexas e de valor, sempre pensando as disciplinas de marketing, marca, comunicação, e design, de forma conectada.
Com esta metodologia de otimização disruptiva e inovação comercial, é possível crescer e gerar valor diferenciado, nas 3 modalidades de vendas corporativas em que atuamos: as vendas de empresas com soluções para empresas (B2B, Business to Business), de empresas que vendem seus produtos para empresas intermediárias até chegarem ao consumidor final (B2B2C, Business to Business to Consumer) e de empresas que tem soluções para o setor público (B2G, de Business to Government).
- Com base em sua atuação como estrategista de empresas em expansão e pelo seu contato frequente com líderes empresariais dos mais variados setores, qual sua visão sobre as perspectivas para 2025?
A área comercial das empresas normalmente tem tido baixa inovação e pouca mudança estrutural nas últimas décadas.
As organizações que de fato repensarem e redesenharem seus modelos de atuação com olhar para o futuro sairão na frente. Os desafios e oportunidades de 2025 exigirão esta reflexão por partes dos sócios, Boards, e da alta gestão das empresas. A notícia boa é de que é possível crescer de forma consistente e gerar valor agregado ao se integrar o binômio: estratégia e novas tecnologias. E estes dois olhares são fundamentais: um não será suficiente sem o outro.
A área comercial é o espírito, a energia de qualquer empresa.
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