Saúde Compartilhar
Atenção

Varíola dos macacos: Brasil confirma primeiro caso da doença

Na segunda-feira (6), Saúde anunciou que estava monitorando um caso suspeito da doença varíola dos macacos no estado de São Paulo

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Foto: Divulgação/UKHSA
Foto: Divulgação/UKHSA

Foi registrado em São Paulo, nesta quinta-feira (9), o primeiro caso de varíola dos macacos no Brasil. Trata-se de um homem de 41 anos, morador da capital paulista, que viajou a Portugal e Espanha recentemente e está internado no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, na zona oeste de São Paulo. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Na quarta-feira (8), a SES confirmou que investigava o caso. O diagnóstico da doença foi feito pelo Instituto Adolfo Lutz, por meio de teste RT-PCR do vírus Varicela Zoster (com resultado negativo) e análise metagenômica do material genético – a qual apontou a presença do vírus da varíola dos macacos.

Os contatos do homem estão sendo monitorados pelas equipes de vigilância. Na segunda-feira (6), o Ministério da Saúde anunciou que estava monitorando um caso suspeito da doença no estado; foi notificado em 4 de junho e é uma mulher, de 26 anos, também moradora da capital, que não viajou recentemente, não teve contato com pessoas possivelmente infectadas e está internada em um hospital público paulistano – mantida em isolamento e com quadro clínico estável. Os contatos domiciliares dela estão sendo monitorados pela Unidade de Vigilância em Saúde (Uvis) da região. O Centro de Vigilância Epidemiológico (CVE) estadual e a prefeitura de São Paulo também investigam esse caso, desde a semana passada.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que mais de mil casos confirmados de varíola dos macacos já foram reportados em 29 países não endêmicos. Segundo a entidade, o surgimento repentino da doença em outras nações fora da África, onde o vírus circula por décadas, sugere que pode ter ocorrido uma transmissão não detectada há algum tempo. Pelo mundo, a doença foi responsável por 66 mortes.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.