Secretaria de Saúde de SC faz pedido emergencial de 10 mil testes de varíola dos macacos
A pedido da empresa contratada, os testes devem ser entregues em um prazo de até 45 dias a partir da última quinta-feira (8)
• Atualizado
Giovanna Pacheco e Morgana Fernandes*
A Secretaria de Saúde de Santa Catarina fez um pedido emergencial de testes para diagnóstico de Varíola dos Macacos. A pedido da empresa contratada, os mais de 10 mil testes devem ser entregues em um prazo de até 45 dias a partir da última quinta-feira (8), devido à dificuldade de aquisição no mercado internacional com a alta demanda no mundo.
Segundo o Superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário, o estado verificou 186 casos confirmados da doença e tem mais de 280 em investigação. O superintendente afirma que o monitoramento é feito em todos os municípios por meio das vigilâncias epidemiológicas e também das unidades hospitalares.
“Nós estamos com os exames sendo realizados no laboratório central de Santa Catarina e isso tem diminuído muito o tempo para o resultado. Antes nós tínhamos que enviar para um laboratório fora do estado de Santa Catarina e levava de 5 a 7 dias para sair o resultado. Agora é entre 24 e 48 horas a partir do momento da coleta”.
Isso facilita muito a identificação de casos, a confirmação e a manutenção do isolamento, que é a principal medida para prevenção de novos casos.
Além do pedido emergencial de testes, na última semana, Santa Catarina recebeu do Ministério da Saúde kits produzidos pela Fiocruz/Biomanguinhos para a realização de 1056 exames. Neste período, o estado também recebeu kits do Laboratório Central do Rio Grande do Sul, para a realização de 250 exames.
Até o último relatório de casos notificados da doença, publicado na segunda-feira (12), havia 174 casos confirmados em Santa Catarina e outros 301 casos em investigação, além de 17 casos prováveis. O total de casos notificados no estado é de 960.
Veja a reportagem:
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO