Saúde Compartilhar
vacina

Pfizer e BioNTech são processadas por vacina contra a covid; entenda o motivo

A porta-voz da Pfizer disse que ficou surpresa com a acusação

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Imagem: Pixabay
Imagem: Pixabay

A Moderna está processando a Pfizer e a farmacêutica alemã BioNTech por violação da patente da vacina contra covid-19. O laboratório acusa seus principais concorrentes de copiar a tecnologia para fazer seu próprio imunizante

Segundo a empresa, a vacina Comirnaty da Pfizer e da BioNTech infringe as patentes que a Moderna registrou há vários anos, protegendo a tecnologia por trás de sua vacina preventiva, Spikevax. Nesta sexta-feira (26), a empresa entrou com processos de violação de patentes tanto no tribunal federal dos EUA quanto em um tribunal alemão.

As vacinas da Moderna e da Pfizer usam tecnologia de mRNA. Uma abordagem radicalmente diferente de como as vacinas são tradicionalmente feitas.

“Quando o COVID-19 surgiu, nem a Pfizer nem a BioNTech tinham o nível de experiência da Moderna no desenvolvimento de vacinas de mRNA para coronavírus”, disse a Moderna na queixa apresentada aos tribunais.

As vacinas de mRNA funcionam injetando um código genético para a proteína spike que reveste a superfície do coronavírus. Esse código, o mRNA, está envolto em uma pequena bola de gordura e instrui as células do corpo a fazer algumas cópias inofensivas que treinam o sistema imunológico para reconhecer o vírus real.

De acordo com a Moderna, o laboratório começou a desenvolver sua plataforma de tecnologia de mRNA em 2010, o que ajudou na rápida produção de uma vacina eficaz. Ainda segundo o laboratório, a Pfizer e a BioNTech copiaram alguns recursos críticos de sua tecnologia, incluindo fazer “exatamente a mesma modificação química em seu mRNA que os cientistas da Moderna desenvolveram anos antes” e passaram a usar na Spikevax.

As vacinas tornaram-se rapidamente os produtos mais vendidos em todo o mundo.

A Comirnaty da Pfizer arrecadou mais de U$ 36 bilhões em vendas globalmente no ano passado, e os analistas esperam que ela arrecade quase U$ 33 bilhões este ano, de acordo com a FactSet.

A Moderna Inc. registrou U$ 17,6 bilhões em receita com sua vacina no ano passado. Analistas projetam mais de US$ 21 bilhões em 2022. A Spikevax é o único produto da Moderna no mercado.

A porta-voz da Pfizer, Pam Eisele, disse que a empresa não revisou completamente o processo da Moderna, mas a farmacêutica ficou surpresa com isso, já que sua vacina é baseada em tecnologia proprietária desenvolvida tanto pela BioNTech quanto pela Pfizer.

A BioNTech não se pronunciou sobre as acusações.

* Com informações da Associated Press

>> SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.