Novo tomógrafo é instalado no Hospital Infantil de Florianópolis
Equipamento reduz pela metade o tempo de realização do exame
• Atualizado
A partir desta quarta-feira (19), o Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), de Florianópolis contará com um novo tomógrafo. Com custo de de R$ 3 milhões, o equipamento possui tecnologia mais moderna que reduz pela metade o tempo de realização dos exames. Como o exame é realizado de forma mais rápida, a expectativa é que reduza em cerca de 70% os casos de pacientes que necessitam de sedação para realizar o exame.
Enquanto o antigo tomógrafo possuia 6 canais, este novo possui 80, reduzindo, por exemplo, de 40 para 4 segundos o tempo de realização de um exame de tórax. Para a instalação do novo tomógrafo foi necessária também a reforma da sala no setor de Diagnóstico por Imagem, com as adequações de temperatura. O exame de tomografia é fundamental para o diagnóstico de diversas patologias.
Somente em 2022, foram realizados no HIJG, 4282 atendendo 3229 pacientes. Atualmente são realizados em média, 12 exames diários, com o novo equipamento será possível dobrar este número, aponta a Secretaria de Estado da Saúde.
Assista à reportagem:
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO