Mais de 80% das escovas de dentes podem danificar gengivas e dentes, aponta pesquisa da USP
Ao todo, 345 modelos de escovas foram testados
• Atualizado
A qualidade das escovas de dentes depende da maciez, formato do cabo e da cabeça e número de total de cerdas. Os requisitos básicos para uma escova de dentes garantir a qualidade da escovação são: ser macia, ter cabo reto e achatado, cabeça pequena (compatível com a idade do usuário), 18 tufos (contendo 80 cerdas em cada um), e 1.440 cerdas no total, segundo uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP).
O estudo, liderado por Sônia Regina Cardim de Cerqueira Pestana, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, analisou 345 modelos de escovas de dentes vendidas em São Paulo. Na pesquisa, Pestana propôs um protocolo para avaliar as escovas adquiridas em 26 municípios do Estado de São Paulo, baseado na Portaria 97, de 1996, e na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 142 de 2017, normas vigentes à época em que a autora realizou o estudo (2018).
Nas análises macroscópicas, em que foram examinados o formato do cabo e o da cabeça, mais de 70% dos instrumentos foram considerados adequados ao uso. Em relação ao número total de cerdas, 63,5% estavam inadequados. A grande surpresa, segundo os autores da pesquisa, veio das observações microscópicas. Quando as pontas das cerdas e ausência de dilaceramentos foram avaliadas, 82% dos produtos foram reprovados. “A ponta tem que ser arredondada, não tem desconto para isso, e o que a gente enxergou foram cerdas dilaceradas”, relata Sônia Pestana.
Sônia, que também é pesquisadora do Centro Colaborador do Ministério da Saúde em Vigilância da Saúde Bucal (Cecol), ligado à FSP, diz que esses resultados indicam fragilidade nos procedimentos regulatórios vigentes no País, além de implicar riscos para a saúde da população. “Temos um problema grave de saúde pública. Se existem normas, ou elas não são cumpridas, ou são frágeis. Cabe aos órgãos governamentais tomarem providências.”
Por Jornal da USP e Fabiana Mariz
Leia mais
- Mais atendimentos e novo médico: oftalmologia em Lages ganha reforço
- Chapecó recebe prêmio nacional por estratégias de vacinação
- Cães de busca do CBMSC levam alegria no HEMOSC; veja imagens
- Atuação aeromédica do Samu na Serra ganha destaque em premiação da PM
- Como parar de fumar? Veja por onde começar e como o SUS oferece apoio
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO