Udesc Cefid recruta mulheres na menopausa para fazer atividades físicas em Florianópolis e São José
As atividades terão duração de 12 semanas
• Atualizado
O Centro de Ciências de Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), abriu recrutamento de mulheres na menopausa que tenham de 40 a 59 anos e interesse em participar de exercícios físicos gratuitos em estudo do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (Laplaf). As participantes também terão avaliações físicas e psicológicas.
Além da faixa etária, as candidatas ao recrutamento precisam estar entre um e seis anos sem menstruar, assim como não fazer o uso de qualquer tipo de terapia de reposição hormonal.
O estudo faz parte da tese de doutorado da pesquisadora Julia Beatriz Bocchi Martins, aluna do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Udesc Cefid (PPGCMH), sob orientação da professora Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães.
“Convido as mulheres que residem na Grande Florianópolis e região para participarem do projeto MenosPausa Mais Movimento, por uma vida ativa, com saúde e mais movimento. Durante o estudo, serão realizadas avaliações com objetivo de analisar os efeitos da prática de exercícios físicos nos aspectos físicos e psicológicos de mulheres na pós-menopausa”, ressalta Julia.
Inscrições e início das atividades
Abertas até 30 de novembro, as inscrições podem ser feitas pelo e mail projetomenospausa@gmail.com e pelo WhatsApp da pesquisadora Julia Martins, no número (48) 99817-2748. Também é preciso preencher um questionário online.
Já as atividades começarão em 20 de janeiro e serão realizadas na Udesc Cefid, no Bairro Coqueiros, em Florianópolis, e em duas instituições parceiras, nos bairros Estreito (Florianópolis) e Kobrasol (São José).
As atividades terão duração de 12 semanas e, após o término delas, todas as participantes do estudo poderão integrar o programa de extensão Ritmo e Movimento, que é conduzido pelo Laplaf, para continuar fazendo as atividades oferecidas pela Udesc Cefid.
Mais informações podem ser obtidas nos contatos da pesquisadora Julia e nos perfis do Laplaf e do MenosPausa Mais Movimento.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO