Governo anuncia gratuidade de medicamentos no Farmácia Popular; saiba mais
Entre os itens incluídos na gratuidade estão as fraldas geriátricas.
• Atualizado

Nesta quinta-feira (13), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou a gratuidade do Programa Farmácia Popular. Com a nova medida, todos os 41 itens do programa passam a ser distribuídos gratuitamente nas farmácias credenciadas.
O anúncio foi feito durante o Encontro Nacional de Prefeitos, em Brasília. Segundo o Ministério da Saúde, a mudança abrange toda a população brasileira e beneficiará imediatamente mais de um milhão de pessoas por ano, que antes pagavam coparticipação.
Entre os itens incluídos na gratuidade estão as fraldas geriátricas, que passam a ser fornecidas sem custo para o público elegível, como pessoas com 60 anos ou mais. A ministra destacou que essa ampliação foi uma escolha importante para atender ao envelhecimento da população.
Além disso, o governo ampliou o credenciamento do programa para 758 cidades que ainda não contavam com o Farmácia Popular. A meta, segundo a ministra, é expandir o serviço para todas as cidades do país. Atualmente, o programa está presente em 4.812 municípios, o que representa 86% das cidades brasileiras e 97% da população, com mais de 31 mil farmácias credenciadas.
Secretaria da Educação de Lages distribui 111 mil quilos de alimentos por mês
Para garantir que as crianças e estudantes tenham acesso a uma alimentação adequada, a Secretaria da Educação de Lages, por meio do Armazém da Alimentação Escolar, distribui cerca de 111 mil quilos de alimentos e 39 mil litros de leite integral por mês às 118 unidades de ensino do Sistema Municipal de Educação.
O cardápio da alimentação é elaborado por nutricionistas atendendo as necessidades de cada faixa etária, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental e Médio.
A distribuição dos alimentos é realizada semanalmente, com a entrega de perecíveis, como as hortaliças nas segundas, terças e quartas-feiras, e de leite integral às quintas-feiras. Mensalmente, é feita a entrega do alimentos não perecíveis como arroz, macarrão, feijão e açúcar.
Além da distribuição da merenda escolar, a Secretaria da Educação lançou o Programa Pratinho Firmeza, que irá fornecer almoço para as crianças do contraturno.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO