“Fumar cotonete”: moda entre os jovens pode ser perigosa; entenda
Pneumologista explica que a prática pode até aumentar o risco de câncer
• Atualizado
Uma prática prejudicial à saúde está viralizando nas redes sociais entre os jovens, que se filmam “fumando” cotonetes. Nas imagens, é possível vê-los colocando fogo na ponta do objeto e inserindo na boca.
As publicações também mostram as pessoas colocando detergente, suco em pó e outras substâncias nos cotonetes antes de ascendê-los.
“Fumar” cotonetes, porém, é extremamente tóxico e pode até aumentar o risco de câncer, como informa o pneumologista Cláudio Luiz Ferraz ao Viva Bem Uol.
“O cotonete tem uma haste de plástico e as duas pontas de algodão. A queima desses materiais vai liberar substâncias que são tóxicas para o pulmão e para a saúde, de um modo geral. Estudos científicos ainda vão se aprofundar sobre os riscos, mas, a princípio, o plástico quando submetido à combustão libera substâncias comprovadamente cancerígenas”, explica o médico.
O próprio algodão também pode fazer mal à saúde, liberando substâncias tóxicas que causam inflamação e irritação. “Podendo ocasionar um estreitamento das vias aéreas, que pode provocar tosse, falta de ar, chiado no peito, broncoespasmos e internações”, acrescenta o pneumologista.
Assista ao vídeo:
>> SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO