Evaristo Costa revela luta contra doença de Crohn; conheça a condição
A doença de Crohn é uma inflamação crônica
• Atualizado
O jornalista Evaristo Costa desabafou durante uma entrevista ao PodCringe sobre sua condição de saúde, convivendo há quatro anos com a doença de Crohn. Ele revelou que se sente “definhando” e, em outra ocasião, mencionou que o diagnóstico o fez perder 23 quilos em apenas três semanas.
O que é a doença de Crohn
A doença de Crohn é uma inflamação crônica que afeta principalmente a parte inferior do intestino delgado (íleo) e o intestino grosso (cólon), mas pode atingir qualquer parte do trato gastrointestinal. Causada por desregulações no sistema imunológico do paciente.
Sintomas
De acordo com a Biblioteca Virtual de Saúde, os sintomas da doença de Crohn incluem diarreia, cólicas abdominais, febre frequente e, em alguns casos, sangramento retal. A perda de apetite e a consequente perda de peso também são comuns.
Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico da doença de Crohn é geralmente realizado por meio de exames de imagem, como raio-X e endoscopia, além de exames de sangue.
Desde o surgimento das primeiras manifestações e do diagnóstico, a doença de Crohn raramente é curada de forma definitiva. Em geral, o paciente passa por ciclos de piora e melhora.
Diferentes graus
O grau das intervenções varia de acordo com a severidade da doença (leve, moderada ou grave). Nos casos mais graves, em que há abscessos (feridas com pus) no aparelho digestivo, pode ser necessária a drenagem. Dependendo da evolução do paciente, também podem ser necessárias cirurgias para remover partes do intestino em casos de fístulas ou obstruções.
*Com informações de Metrópoles
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO