Saúde Compartilhar
AJUDAM NA PERDA DE PESO

Descubra alimentos que podem ter ‘efeito Ozempic’

Além de saudáveis, são fáceis de incluir na rotina

• Atualizado

Redação

Por Redação

Descubra alimentos que podem ter ‘efeito Ozempic’. – Foto: Canva/Reprodução
Descubra alimentos que podem ter ‘efeito Ozempic’. – Foto: Canva/Reprodução

Alguns alimentos podem ser aliados naturais na perda de peso, ajudando a controlar o apetite e promovendo maior saciedade, efeitos semelhantes ao famoso Ozempic. Além de saudáveis, eles são fáceis de incluir na rotina e podem turbinar a dieta. Descubra abaixo quais são esses alimentos e os benefícios!

Ao Metrópoles, o endocrinologista Renato Zilli, do Hospital Sírio-Libanês, explica que o Ozempic imita um hormônio intestinal responsável por aumentar a sensação de saciedade, retardar o esvaziamento gástrico e influenciar a região do cérebro que controla o apetite.

“Ele pode resultar em uma redução significativa no consumo calórico diário”, afirma Zilli.

Já conforme detalha a nutricionista clínica Andrea Ferrara, da Clínica Bottura, em São Paulo. “O Ozempic promove o controle da glicemia e aumenta a saciedade, mas nenhum alimento consegue replicar exatamente seus efeitos”, pontua.

Ainda assim, a alimentação pode ser uma grande aliada na perda de peso. Incluir opções que ajudam a promover saciedade e controlar o açúcar de maneira similar a alguns dos benefícios do medicamento é uma boa dica para quem quer diminuir alguns números na balança.

Confira os alimentos que ‘efeito Ozempic’

Aveia

A aveia é uma excelente fonte de fibras solúveis, como a beta-glucana, que forma uma espécie de gel no estômago. Esse mecanismo desacelera a digestão e retarda o esvaziamento gástrico, proporcionando maior sensação de saciedade por um período prolongado.

Maçãs

As maçãs são ricas em pectina, uma fibra solúvel que se expande no estômago, retardando a digestão e prolongando a sensação de saciedade. Consumir uma maçã antes das refeições pode ajudar a diminuir a ingestão calórica de forma natural.

Sementes de chia

Repletas de fibras, as sementes de chia têm a capacidade de absorver líquidos, podendo aumentar até 10 vezes seu tamanho quando hidratadas.

No estômago, elas formam um gel que promove saciedade e reduz a velocidade da digestão, gerando um efeito semelhante ao dos medicamentos GLP-1, que também retardam o esvaziamento gástrico.

Ovos

Com alto teor de proteínas, os ovos estimulam hormônios ligados à saciedade, como o GLP-1. Incluir ovos no café da manhã ou em refeições principais pode ajudar a prolongar a sensação de satisfação e evitar lanches desnecessários.

Lentilhas

Combinando fibras e proteínas, as lentilhas são eficazes em proporcionar saciedade e equilibrar os níveis de açúcar no sangue. Enquanto as fibras desaceleram o processo digestivo, as proteínas ativam hormônios que ajudam a controlar o apetite, tornando esse alimento uma ótima escolha para quem busca perder peso.

Abacate

O abacate é rico em gorduras monoinsaturadas e fibras, que contribuem para uma maior sensação de saciedade. Essas gorduras saudáveis também retardam o esvaziamento gástrico, ajudando a manter a fome sob controle entre as refeições.

Gorduras saudáveis e alimentos fermentados

Fontes de gorduras boas, como azeite, coco, nozes, castanhas e sementes (como girassol e abóbora), ajudam a prolongar a saciedade ao retardar o esvaziamento gástrico.

Além disso, alimentos fermentados, probióticos e probióticos têm um papel importante na regulação do apetite e na saúde intestinal.

*As informações são do Metrópoles.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.