Cidade de SC captura mais de 200 escorpiões; veja vídeo
Na última varredura foram 55 animais foram capturados
• Atualizado
A cidade de Braço do Norte, região sul de Santa Catarina, já capturou mais de 200 escorpiões amarelos (Tityus serrulatus) em 2025. Segundo a prefeitura, 295 aracnídeos da espécie escorpião amarelo já foram capturados. Na última varredura, na noite desta segunda-feira (14), 55 animais foram encontrados.
Leia Mais
Conforme a assessoria de imprensa da prefeitura, a Vigilância Epidemiológica da cidade intensificou a fiscalização em toda área urbana do munícipio, principalmente no bairro Santa Luzia, onde há mais registros apresentados.
Varredura
Veja vídeo da última ação:
Ver no Threads
A ação foi concentrada, mais uma vez, em um terreno de difícil acesso, que já havia sido identificado como área crítica. A Vigilância Epidemiológica informa que as fiscalizações seguirão em horários noturnos, durante o período de maior atividade da espécie.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Michell Sombrio, a situação é complicada, mas a equipe está empenhada em resolver o problema. “Estamos diante de uma situação complexa, que exige técnica, agilidade e dedicação. Quero parabenizar nossos profissionais, que têm trabalhado incansavelmente, inclusive à noite, para proteger nossa população”, afirmou.
O prefeito Laurinho Boeing (MDB) reforçou o engajamento da administração municipal. “Estamos tratando o problema com muita seriedade. A discussão de ações conjuntas entre secretarias já está em andamento para que possamos atuar de forma ainda mais integrada e eficaz. A prioridade é garantir a segurança e a saúde da nossa população”, salientou.
O que fazer para evitar acidentes?
A Prefeitura orienta a população para manter os quintais e terrenos limpos, vedar ralos, frestas e vãos, evitar o acúmulo de materiais e eliminar fontes de alimento dos escorpiões, como baratas. Um trabalho de conscientização também será feito nas escolas.
Caso ache algum escorpião a orientação é não tentar capturar o animal e acionar imediatamente a Vigilância Epidemiológica pelo telefone (48)99171.0370.
A prefeitura afirma que as fiscalizações continuarão nos próximas semanas, com ações que serão programadas. O município segue atento e mobilizado para conter qualquer avanço dessa ameaça.
Histórico de escorpião na cidade
Conforme a prefeitura, uma pessoa foi picada por escorpião este ano, o caso ocorreu em janeiro e a pessoa picada ficou em observação e se recuperou bem, sem a necessidade de soro. Ainda, de acordo com a entidade, a equipe de vigilância epidemiológica fará intervenções de conscientização nas escolas do município.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO