Catarinense internada desde 2022 na Bahia é transferida para SC
A mulher foi transferida para Navegantes
• Atualizado
Uma moradora de Piçarras que estava internada, desde o final de 2022, na Bahia, após um quadro neurológico, foi transferida para Navegantes nesta quinta-feira (16), após apresentar quadro de saúde estável. O Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e Equipe de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizaram transporte aeromédico. A mulher estava internada no Hospital Geral Clériston Andrade, na cidade de Feira de Santana.
A mulher visitava os familiares na Bahia quando teve febre, cefaléia, convulsão, chegando a ficar em coma. A equipe médica entendeu que a paciente estava estável para a realização do voo de retorno para o estado de origem.
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina conta com uma aeronave pressurizada, conhecida como Arcanjo-06. A aeronaave doi locada pela Secretaria de Estado da Saúde, para atender os pacientes atendidos pelo SUS. Se a paciente fosse transportada por terra, a viagem poderia levar dias e impactar no estado de saúde dela.
“O voo foi bem conduzido graças à boa coordenação da equipe de saúde conjuntamente com os tripulantes do BOA, sem mencionar que um tipo de missão como esta só é possível de se realizar, pois a aeronave locada pela SES traz esta autonomia e segurança para as equipes que participam do planejamento da missão, já que foram voados cerca de 2.000 mil quilômetros de ida e mais 2.000 quilômetros de volta em um único dia”, destacou Comandante de Operações Aéreas do Arcanjo-06, o 1º Tenente Melo.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO