Saúde Compartilhar
Sáude

Blumenau recebe campanha para diagnosticar doença ocular causada pelo diabetes

A ação ocorre no dia 19 de novembro, na Vila Germânica.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Associação Filosófica Beneficente Justiça e Trabalho promove em Blumenau, no Vale do Itajaí, a Ação pelo Diabetes, campanha multidisciplinar nacional para diagnóstico da retinopatia diabética. O evento acontece no dia 19 de novembro, na Vila Germânica. A expectativa é que cerca de 1500 pacientes passem pelo exame do fundo de olho e exame de triagem do pé diabético.

O diabetes atinge mais de 14 milhões de pessoas no Brasil, destes, mais de 300 mil pessoas cegas. Muitos destes casos de cegueira ocorrem pela retinopatia diabética, complicação mais grave da doença nos olhos. Os vasos sanguíneos que nutrem a retina, chamado de fundo de olho, se enfraquecem progressivamente, deixando vazar o líquido ou sangue, além de infarto da retina.

Segundo a organização da campanha, dependendo da gravidade da retinopatia diabética, o paciente vai realizas o tratamento a laser da retina. O tratamento será feito em uma parceria com a Prefeitura de Blumenau. Neste casos de retinopatia diabética grave ou de edema macular diabético, o paciente também é submetido a avaliação bioquímica e da nefropatia diabética- alteração nos vasos sanguíneos dos rins.

A campanha

O evento ocorre no setor 3 da Vila Germânica, em Blumenau, a partir das 7h, no sábado (19). Durante a Ação pelo Diabetes, é realizada a Feira de Saúde em Diabetes aberta para toda comunidade. Os visitantes da feira poderão participar de atividades educativas, de orientação e prevenção do diabetes, com a participação de estudantes e profissionais da areá da saúde. Haverá um espaço pensado para crianças e adolescentes com diabetes, com exames e orientação a pacientes e familiares.

Sintomas da retinopatia diabética e tratamento

O principal sintoma da retinopatia é a visão embaçada, que mesmo com os óculos não melhora, e na maioria das vezes, a pessoa já está com o olho bem comprometido. Entretanto, é comum que nenhum sintoma seja percebido, mesmo nos casos mais avançados. O melhor tratamento para retinopatia diabética é o controle clínico adequado.

Nos casos graves, o tratamento pode ser feito pela fotocoagulação a Laser da retina, usada para cauterizar regiões do olho onde há má circulação sanguínea. A aplicação de laser pode reduzir as chances de cegueira em 70% dos casos. O procedimento não é invasivo e ocorre em torno de 15 minutos por sessão.

Em todo o mundo, pelo menos 415 milhões de pessoas têm diabete. A doença já é considerada uma pandemia. Em 2040, esse número deve chegar a mais de 642 milhões.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.