Dia do Brigadeiro: receita deliciosa com 50% menos calorias
O Dia do Brigadeiro é comemorado nesta terça-feira (9), um doce clássico, não somente nas festinhas infantis, mas na casa de todos os brasileiros
• Atualizado
O Dia do Brigadeiro é comemorado nesta terça-feira (10), um doce clássico, não somente nas festinhas infantis, mas na casa de todos os brasileiros. Mas a cruel verdade é que embora seja uma sobremesa deliciosa, é para lá de calórica. Pensando nisso, separamos uma receita perfeita para comer sem culpa.
Leia Mais
Brigadeiro fit
A receita do Bake and Cake Gourmet tem 50% menos calorias que o brigadeiro original, mas o sabor promete ser tão bom quanto. Além disso, é sem glúten, leite, vegano e saudável com aveia e cacau.
Ingredientes
- 240 ml leite de aveia sem glúten
- 1/3 xícara(s) (chá) de açúcar mascavo
- 3/4 xícara(s) (chá) de farinha de aveia sem glúten
- 1/4 xícara(s) (chá) de cacau em pó a b c
- 1 colher(es) (sopa) de manteiga vegana (ou outro(a) de sua preferência)
Pré-preparo
Separe todos os ingredientes e utensílios necessários. A receita rende aproximadamente 17 brigadeiros a cada 2 porções, medidos com 1 colher de chá, cerca de 12-15g cada.
Pique o chocolate vegano em pequenos pedacinhos, caso prefira usá-lo como granulado, ou use nibs de cacau.
A farinha de aveia sem glúten pode ser substituída por outra farinha de aveia, conforme preferências ou restrições alimentares.
Preparo da massa
Coloque o leite vegetal (ou água) e o açúcar mascavo no liquidificador. Bata por aproximadamente 1 minuto até o açúcar ficar completamente dissolvido.
Adicione o cacau em pó, a manteiga vegana e a farinha de aveia sem glúten. Bata por mais 4 minutos até obter uma mistura homogênea.
Transfira a mistura para uma panela pequena.
Leve a panela ao fogo baixo e mexa constantemente com uma espátula. Cozinhe por aproximadamente 7 minutos ou até a massa encorpar e formar uma massa homogênea e consistente que solta completamente da panela.
Quando atingir o ponto, desligue o fogo e transfira a massa para um prato e cubra com papel filme em contato direto com a massa para evitar que forme película.
Deixe esfriar à temperatura ambiente e depois leve à geladeira por aproximadamente 1 hora para firmar.
Hora de modelar
Retire a massa da geladeira e abra as forminhas sobre um prato.
Molhe levemente as palmas das mãos com água. Usando uma colher de chá como medida, retire pequenas porções de massa e modele bolinhas de aproximadamente 12g a 15g cada.
Passe as bolinhas nos nibs de cacau ou no chocolate vegano picado para cobrir uniformemente e acomode os brigadeiros nas forminhas.
Finalização e montagem
Mantenha refrigerado. Uma hora antes de servir, retire da geladeira.
Sirva o brigadeiro fit e vegano de aveia em temperatura ambiente ou levemente gelados.
História do brigadeiro
Em 1945, logo após a Segunda Guerra Mundial, o Brasil estava passando por eleições presidenciais e uma doceira, Heloísa Nabuco, criou o doce em homenagem a um dos candidatos: o Brigadeiro Eduardo Gomes.
O político possuía grande apoio feminino e, sempre eram feitas reuniões e campanhas voluntárias em busca de trazer mais votos para Eduardo
A princípio, os brigadeiros eram vendidos para arrecadar fundos para a propaganda eleitoral do candidato, mas, foi se popularizando entre as reuniões e até eram distribuídos nas ruas durante a campanha.
A receita original é utilizada até hoje: manteiga, leite condensado e chocolate em pó. Coincidentemente, na época, a comercialização do leite condensado havia começado pois, por se tratar de um período pós-guerra, não era muito fácil encontrar leite fresco.
No fim, o Brigadeiro Eduardo Gomes não venceu as eleições, mas, o doce ficou e, por alguns anos, foi chamado de “docinho do Brigadeiro”.
*As informações são do Unit Pernambuco e Terra.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO