Arquitetura Compartilhar
Conforto e praticidade

Casa inteligente: Mercado de Smart Home cresce e conquista moradores

Já é possível chegar em casa e encontrar o café passado, a roupa lavada, a lista de compras completa, uma música ambiente e iluminação e temperatura adequadas

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Que os futuros proprietários de imóveis estão ficando mais exigentes, ninguém tem dúvidas. Além da beleza e conforto, os moradores procuram facilidades para o dia a dia. E a tecnologia veio para colaborar nessa tarefa. A chamada Smart Home ou Casa Inteligente, monitorada pelo celular, já é realidade. O mercado de Casas Inteligentes está aquecido e deve apresentar uma taxa de crescimento anual composta de 25,30%.

Hoje é estimado em US$ 120,10 bilhões e deverá atingir US$ 370,95 bilhões até 2029, segundo a Mordor Intelligence, empresa do ramo de análise e consultoria industrial.

Mesmo à distância é possível confirmar uma festa com agendamento dos salões de festa ou espaço gourmet, entregar lista de convidados numa portaria também virtual e liberar a entrada por códigos de barras para pessoas e carros. Parece coisa de filme, mas já é comum para os simples mortais programar abrir e fechar cortinas, aquecer o piso, ligar ou desligar equipamentos sem estar em casa e até conversar com o apartamento.

Quer treinar na academia do prédio, nadar um pouco, fazer uma partida de beach tennis, abastecer o carro elétrico ou liberar uma visita que chega num veículo não cadastrado? Tudo certo! A Internet das Coisas (IoT) torna a rotina mais fácil. Além de promover mais eficiência, segurança e conforto. E o melhor! Tecnologia com preço acessível. Tudo na palma da mão ou comando de voz – rápido e fácil.

Apartamento e casa inteligente

Chegar em casa e encontrar o café passado, a roupa lavada, a lista de compras completa, uma música ambiente, iluminação e temperatura adequadas. Tarefas organizadas pelos aplicativos. Segundo a Amazon, a assistente virtual Alexa foi acionada 2 bilhões de vezes em 2023 para realizar o controle de aparelhos. É o caso de lâmpadas, interruptores e tomadas compatíveis com o ecossistema.

O mercado da construção civil avançou bastante nos últimos anos e os empreendimentos já saem das pranchetas com a previsão desses serviços que facilitam a rotina e geram economia. Esse é o caso do SmartLofts, no bairro Campeche, em Florianópolis.

Bruna Petry, sócia da Mudar Imóveis Especiais conta que o “empreendimento terá cobertura wifi em todas as áreas de lazer e leitura biométrica nas áreas comuns, além de controle de acesso para veículos, visitantes e prestadores de serviço”. Os 48 lofts estão sendo construídos para oferecer conforto e comodidades para condôminos ou não, a partir do momento que cruzarem a entrada do condomínio.

Já o condomínio 4 Elements Home Luxury, que está sendo construído no Bairro João Paulo, “vai contar com câmeras de alta resolução nas 8 casas, ingresso privativo com controle remoto via smartphone, sensores de abertura de porta e moderno controle de acesso facial com fechadura elétrica conectada ao wifi”, revela Bruna.

  • Casa inteligente Mercado de Smart Home cresce e conquista moradores (3)
  • Casa inteligente Mercado de Smart Home cresce e conquista moradores (3)
  • Casa inteligente Mercado de Smart Home cresce e conquista moradores (3)
  • Casa inteligente Mercado de Smart Home cresce e conquista moradores (3)

Dentro das unidades é possível controlar iluminação, temperatura e segurança com o uso de aplicativos. “Isso não apenas aumenta o conforto, mas pode melhorar a eficiência energética dos imóveis”, conclui Bruna.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.