Estação Pinhão
templates/template-single-article-texto
block/article/header
Estação Pinhão Compartilhar
Festa Nacional do Pinhão

Traje da realeza da 32ª Festa Nacional do Pinhão já tem data de estreia

Vestidos da realeza da 32ª Festa Nacional do Pinhão estão quase prontos. Pinhão, Araucária e Gralha Azul vão ilustrar o traje oficial.

block/article/social-network
block/article/content__sidebar
Traje da realeza da 32ª Festa Nacional do Pinhão já tem data de estreia
Bordados que vão ilustrar o traje da realeza | Foto: Toninho Vieira

Os trajes, desenhados e confeccionados pela empresa La Unica Ateliê, levam em seus barrados figuras características e típicas da Serra Catarinense, evidenciando a nobreza das coroadas.

34 desenhos produzidos por crianças de seis a dez anos, alunas do 1º ao 5º do ensino fundamental da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Mutirão, no bairro Habitação. No total 400 alunos participaram do concurso cultural para a escolha dos desenhos. No princípio, a projeção era privilegiar 20 desenhos, mas a adesão foi maior e houve 34 eleitos. A seleção das imagens foi fruto do trabalho de uma comissão constituída por membros da Fundação Cultural de Lages (FCL) e da Secretaria da Educação.

Os trajes, desenhados e confeccionados pela empresa La Unica Ateliê, levam em seus barrados figuras características e típicas da Serra Catarinense, como o pinhão, a araucária (pinheiro) e a gralha azul.
As ilustrações, elaboradas pelos alunos em abril durante o Projeto Festa Nacional do Pinhão na Emeb Mutirão, inspiraram as estilistas Ana Lopes e Berenice Omizzolo (mãe de Ana), da empresa La Unica Ateliê. O concurso fez nascer o Projeto Sonhos, do Ateliê. Mãe e filha estilistas produziram os vestidos da rainha e princesas da Festa Nacional do Pinhão há 13 anos, com alguns intervalos temporais. A empresa lageana foi fundada há 14 anos.

As crianças inseridas no processo, visitaram o Ateliê, no Centro, acompanhadas pela realeza e pela direção geral e professoras da escola na tarde desta quarta-feira (18 de maio). Conheceram o espaço e as obras de arte e, convidadas a enfeitarem os bastidores bordados, apontaram suas preferências em pedras coloridas de vários formatos; laços, estrelas e flores em miniatura, e pinhão em biscuit. Posteriormente, os bastidores serão costurados nos vestidos.
Os bordados possuem feitio em lã e linha no contorno e preenchimento das gravuras. As silhuetas das bordas dos bastidores são em nós de macramê. A atividade artesanal das mãos das três bordadeiras e de mais quatro costureiras reflete precisão, olhar clínico, sensível e perfeição.

Os vestidos terão macramê e estão garantidos a hipnose e o fascínio com força multicolor e detalhes impressionantes em tecido, corte e modelo. A estreia do traje está marcada para dia 24 de maio, próxima quarta-feira, em divulgação da 32ª Festa Nacional do Pinhão na sessão extraordinária da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), na capital Florianópolis.

Os vestidos estão em fase de finalização. “Um desafio transformar desenhos em bordados sem tirar a infantilidade, a leveza e a pureza das crianças e fazer com que isto ficasse ainda mais bonito. Minha equipe é show, soube interpretar bem o intuito. Nosso Ateliê está quase concluindo os vestidos. Estou muito emocionada. Eu estou vivendo um sonho. Sempre é um desafio enorme. Sabemos que a curiosidade do que as meninas vão usar é grande. Mas podemos afirmar que sempre fizemos nosso melhor para surpreender o nosso verdadeiro público, que são vocês”, confessa a estilista Ana Lopes.


Fonte: PML

>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK

Entre no grupo do SCC10 e receba as principais notícias da sua região pelo WhatsApp

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp

block/article/query-columnist
block/article/social-network
block/general/block-plus-news

Veja mais