Operação Mata Atlântica em Pé: Polícia Ambiental intensifica combate ao desmatamento em Lages
Cerca de 15 alertas de desmatamento foram registrados em Lages
• Atualizado
No último mês, a Operação Mata Atlântica em Pé ganhou força em todo o país, envolvendo 17 estados que abrigam o bioma. Em Santa Catarina, a Polícia Militar Ambiental (PMA) lidera a ação pelo sexto ano consecutivo, monitorando 159 alertas de desmatamento em todo o estado, sendo 15 deles na região de Lages.
Segundo a 3ª Sargento da Polícia Militar Ambiental de Lages, Morgana Tramontini de Souza, a operação desempenha um papel fundamental na fiscalização ambiental. “Já atendemos todos os alertas emitidos para este ano. Só em Santa Catarina foram 159 alertas atendidos e na região de Lages, aproximadamente 15 alertas de desmatamento verificados que geraram procedimento, confirmando a ocorrência de crimes ambientais”, destacou.
Antes de qualquer ação punitiva, a Polícia Militar Ambiental realiza uma análise criteriosa dos alertas para determinar se realmente houve infração ambiental. Nem todos os avisos indicam irregularidades, mas os casos confirmados entram em processo administrativo para responsabilização e recuperação da área afetada.
A Operação Mata Atlântica em Pé, parte de um esforço contínuo para combater o desmatamento, visa preservar um dos biomas mais importantes do Brasil e garantir que novas ações ilegais sejam evitadas. Além disso, o foco está na responsabilização dos responsáveis e na recuperação das áreas degradadas.
Informações coletadas pelo repórter Rodrigo Silverio
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Instagram, Facebook e TikTok.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO