Lei garante acesso a exames e medicamentos prescritos por médicos particulares na rede pública de Lages
A lei está em vigor a partir desta segunda-feira (17)
• Atualizado

Lei municipal nº 4.791, é sancionada em Lages, que garante o direito de acesso a exames e medicamentos da rede pública municipal de saúde, mesmo quando prescritos por médicos da rede particular.
Leia Mais
A nova legislação visa facilitar a vida dos cidadãos, especialmente aqueles atendidos por profissionais de saúde em associações de aposentados, sindicatos e outras instituições.
A partir de agora, as prescrições médicas particulares serão aceitas nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) de Lages, desde que cumpram alguns requisitos essenciais, como a prescrição deve seguir a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), os exames devem ser realizados em unidades credenciadas ao SUS e o médico prescritor deve estar em pleno exercício de sua profissão.
Para o paciente conseguir os medicamentos e exames, deve estar cadastrado na base nacional de saúde e ser atendido na unidade correspondente ao seu território de saúde.
Leia também
Helicóptero Águia 04 da PM retorna à Serra Catarinense após manutenção
Após quase cinco meses em manutenção preventiva, o helicóptero Águia 04 da Polícia Militar está de volta a Lages para atender ocorrências policiais, de socorro e saúde na região.
O Capitão Fiorillo, comandante da aeronave da 5ª Companhia de Aviação do Águia 04 e chefe de manutenção, anunciou o retorno em entrevista à Rádio Clube de Lages neste sábado (15). “O Águia 04 está de volta à cidade de Lages, está operacional, estamos prontos para o atendimento de ocorrências diversas, policiais, saúde, defesa civil e outros apoios em que seja necessário o emprego de aeronave”, declarou.
A partir deste domingo (16), a equipe do Águia 04 iniciará o atendimento em parceria com o SAMU, apoiando ocorrências de saúde na região.
O retorno da aeronave representa um importante reforço para a segurança e o atendimento à população da Serra Catarinense, garantindo suporte aéreo rápido e eficiente em emergências.
Em novembro de 2024, a Polícia Militar de Santa Catarina através do Comando do Batalhão de Aviação, divulgou uma nota informando que o helicóptero estava fora de operação para manutenção preventiva, procedimento regular na atividade aeronáutica. Segundo as informações divulgadas pela PM na ocasião, um atraso não previsto ocorreu devido a uma discrepância em uma peça específica, necessitando de reparo especializado. A PM explicou que a aquisição da peça envolveu processos administrativos e a espera pela disponibilidade no mercado.
O helicóptero Águia 04 da Polícia Militar atua em Lages e região desde 2015, participando de operações policiais e salvando vidas.
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO