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Larvas, cabelo e plástico: funcionários denunciam alimentação estragada na UPA de Lages

Uma funcionária afirmou que 90% das marmitas vão para o lixo, pois os funcionários não comem devido à qualidade do preparo

• Atualizado

Carolina Sott

Por Carolina Sott

Foto 01: Secretaria de Saúde de Lages | Foto 02: Cedida/SCC10
Foto 01: Secretaria de Saúde de Lages | Foto 02: Cedida/SCC10

Funcionários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Lages, na Serra Catarinense, denunciam uma situação preocupante que envolve os alimentos servidos na unidade.  Fotos e relatos expõem a suposta condição da comida estragada, com cabelos, plástico e até larvas nas marmitas disponibilizadas aos colaboradores diariamente.

No processo licitatório realizado em 2022, duas empresas se candidataram para executar os serviços de fornecimento de alimentação aos funcionários plantonistas da UPA. O Restaurante e Churrascaria Candiago, que atua na cidade há 28 anos, venceu o certame e fornece, até 24 de julho deste ano, a alimentação.

Atualmente, a empresa conta com três restaurantes na cidade, e, além da UPA, também presta o fornecimento à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros de Lages. As refeições são feitas diariamente nos próprios restaurantes e encaminhadas às unidades conveniadas que, em alguns casos, recebem almoço e jantar.

Depoimentos dos funcionários

Depoimentos encaminhados à Rádio Clube de Lages permitem entender o cotidiano alimentar dos funcionários, que preferiram não se identificar por medo de represálias. Segundo eles, a má qualidade já foi comunicada à direção da unidade, e tiveram a orientação de que registrassem os casos para que fossem tomadas as devidas providências por parte da direção.

“A alimentação vem em marmitas individuais, onde a qualidade da alimentação não é uma qualidade boa. Por diversas vezes a gente teve comida azeda, carne estragada, encontramos objetos estranhos, como plástico, também fio de cabelo e, agora, neste episódio, foi encontrado uma larva”, disse uma funcionária.

Outra funcionária, afirma que 90% das marmitas vão para o lixo, pois os funcionários não comem devido à qualidade do preparo. “A comida vem azeda, com larva, não só a comida, como a salada. É um descaso com os funcionários. A gente come comida azeda, comida sem qualidade, sem tempero. Uma comida bem ruim, a gente come para não ficar com fome”.

“O odor das marmitas é terrível. É arroz cru, é massa toda empapada. Assim, é literalmente uma comida que bem provável que seja aquelas raspas de panela de quando vai fechar o restaurante”, afirmou um funcionário.

Direção da UPA afirma que as denúncias já tramitam na administração da unidade

O diretor administrativo da UPA, Gilmar Ribeiro, afirmou que os relatos dos funcionários foram notificados à empresa e encaminhados ao setor responsável da prefeitura pela licitação dos contratos com a unidade pública. Segundo ele, a denúncia já tramita na administração.

“Ninguém vai trabalhar e quer uma má alimentação, então a orientação nossa, sempre que acontece alguma reclamação, seja por escrita ou por foto, a gente sempre entra em contato com o restaurante e a gente faz um ofício e encaminha ao nosso setor administrativo. O nosso secretário está ciente”, disse o diretor.

Segundo a diretora de vigilância em saúde da Vigilância Sanitária de Lages, Regina Martins, o órgão não recebeu a denúncia da comida encontrada com larvas. De acordo com ela, as outras recebidas tiveram procedimentos, com a intervenção e notificação da empresa.

“Muitas vezes até, nesse e nos outros estabelecimentos tomamos atitudes até bem drásticas, porque temos que ver a questão da qualidade do alimento, dos padrões de qualidade e identificação do alimento. Nessa última denúncia, não chegou até a Vigilância Sanitária”, disse a diretora da vigilância em saúde.

Ainda de acordo com Regina, as vezes em que o órgão notificou ou intimou os restaurantes denunciados, grande parte dos estabelecimentos cumprem o que foi solicitado, sendo fiscalizados através de vistorias, e cabe à vigilância permitir as operações das unidades.

A reportagem da Rádio Clube de Lages entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Lages, que afirmou que se manifestará por meio de nota sobre o caso.

O que diz a direção do Restaurante Candiago

De acordo com  proprietário do Restaurante e Churrascaria Candiago, Vanderlei Candiago, são falsas as informações de que o restaurante serve sobras de alimentos. Ele afirma que a mesma alimentação servida no buffet das unidades, é encontrada nas marmitas disponibilizadas aos órgãos públicos.

“A gente sempre segue uma linha de controle de qualidade e toma todos os devidos cuidados da questão de higiene, de controle de qualidade, e temos também a questão do controle de pragas. Temos uma empresa que há anos nos atende e faz um controle semanalmente nas três unidades”, disse Vanderlei.

O proprietário diz ainda que já havia recebido notificação da direção da UPA “há muito tempo” sobre casos de denúncias sobre alimentação. Mas, segundo ele, o restaurante não recebeu notificações das imagens da comida com larvas, compartilhadas nas últimas semanas e encaminhadas pelos funcionários à direção da UPA. 

“A qualidade nossa é boa, tenho certeza disso. É um fato isolado que aconteceu e não está no nosso controle. Essa marmita chegou lá, tenho certeza que não tem como saber o que foi que aconteceu lá, mas os nossos alimentos, todos os insumos que chegam para nós, no máximo três dias, já são consumidos. Não fazemos nem estoque, fazemos o giro imediato”, conclui o proprietário do restaurante.

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