Rádio Clube Compartilhar
População em alerta

Fortes chuvas elevam nível do rio Carahá e causam preocupações em Lages; veja

A cidade enfrentou um acumulado de 53,8 milímetros de chuva nas últimas 24 horas

• Atualizado

Carolina Sott

Por Carolina Sott

Foto: Gabriel Senem/Rádio Clube de Lages | A cidade já registrou um acumulado de 53,8 milímetros de chuva nas últimas 24 horas.
Foto: Gabriel Senem/Rádio Clube de Lages | A cidade já registrou um acumulado de 53,8 milímetros de chuva nas últimas 24 horas.

Dados da estação hidrológica instalada no rio Carahá, em Lages, revelam que a cidade enfrentou um acumulado de 53,8 milímetros de chuva nas últimas 24 horas, entre esta quinta-feira (22) e sexta-feira (23), resultando em um aumento no nível do rio para 1,86 metro. As informações foram obtidas por meio do informativo da Defesa Civil e estão sujeitas a alterações.

Segundo o secretário executivo da Defesa Civil de Lages, sargento João Eduardo Pacheco, até o momento uma ocorrência foi gerada pelo órgão municipal, onde houve um deslizamento de terra em uma obra de escavação na Rua Aristiliano Ramos. O local está interditado de forma cautelar até a avaliação.

“Queremos informar à população que a previsão indica o término da chuva por volta das 18 às 19 horas, com uma melhoria nas condições climáticas. É provável que sábado e domingo sejam dias ensolarados, com aumento da temperatura e sem chuva”, declarou o sargento Pacheco em entrevista à Rádio Clube de Lages.

A Defesa Civil está monitorando áreas propensas a alagamentos ao longo do dia. Pacheco destaca que, de acordo com as medições realizadas na ponte do bairro Caça e Tiro, o nível atual do rio Carahá está em 1,8 metro. Para ocorrer alagamento, é necessário que o nível atinja 4,75 metros.

Os trabalhos de desassoreamento têm sido eficazes na prevenção de alagamentos que são frequentemente registrados em Lages durante períodos chuvosos. Essas ações têm como objetivo restaurar a capacidade de vazão dos rios, prevenir inundações, melhorar a qualidade da água e manter a navegabilidade. Incluem a remoção de sedimentos, como areia, lodo, pedras e detritos, dos rios e córregos, além da coleta de lixo, plásticos, resíduos vegetais, entulho e outros materiais descartados de maneira inadequada, que podem comprometer a qualidade da água e afetar o ecossistema aquático.

Para onde ligar em apuros?

Em caso de chamadas de emergência para assistência em sinistros, os meios de comunicação da Defesa Civil de Lages são os seguintes: 199, 3019-7477, 3019-7479 (horário comercial – 8h às 12h e das 14h às 18h) e 98406-4037 (plantão 24 horas por dia para ligações telefônicas e mensagens via WhatsApp). Outros contatos: 190 – Polícia Militar, 193 – Bombeiros e (48) 3664-7000 – Defesa Civil Estadual. A Defesa Civil de Lages está situada na avenida Dom Pedro II, nº: 1.555, bairro Universitário – Terminal Rodoviário Dom Honorato Piazera (2º pavimento).

Quando acionar a Defesa Civil?

A Defesa Civil de Lages deve ser solicitada em situações de inundações e enxurradas; residência afetada por qualquer tipo de vento hidrometrológico (ventos, raios e granizo) – independentemente se o cidadão precisa de ajuda humanitária, salutar realizar o registro junto ao órgão; graves desastres com vítimas e desabrigados; rachaduras, trincas e fissuras em edificações; deformações em estruturas (lajes, muros, vigas, pilares e paredes); recalque de fundações (rebaixamentos da terra ou da parede); infiltrações graves com grande risco de desabamento; deslizamentos de terras e blocos; árvores com alto risco de queda, queda de árvores com vítimas e árvores que ainda estejam a oferecer risco à vida e ao patrimônio; acidentes rodoviários, ferroviários e metroviários, envolvendo grande número de pessoas, e acidentes com combustíveis e outros produtos perigosos (radioativos, químicos, inflamáveis, tóxicos, explosivos e corrosivos) dentro do município.

>>> Para mais notícias, siga a Rádio Clube de Lages no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.