Cultura Compartilhar
Exposição

Exposição “Fantástica Fábrica de Gaiteiros” aberta à visitação em Lages

O evento de abertura aconteceu na noite desta quarta-feira (03) e contou com a presença do idealizador do projeto, Renato Borghetti

Por

• Atualizado

Foto: Adriana Gautério
Foto: Adriana Gautério

Lageanos e visitantes já podem prestigiar a exposição itinerante “Fantástica Fábrica de Gaiteiros”, aberta à visitação do público até o dia 13 de agosto, no Centro Cultural Vidal Ramos/SESC, no antigo Colégio Rosa. A entrada é franca!

O projeto “Fantástica Fábrica de Gaiteiros” foi criado e desenvolvido pelo acordeonista gaúcho Renato Borghetti, muito prestigiado na abertura da exposição na noite desta quarta-feira, (03).

Foi uma noite inesquecível que uniu a experiência de Renato Borguetti e a garra dos alunos do projeto Fábrica de Gaiteiros de Lages, que tocaram juntos para a alegria e o encantamento da plateia formada por pais, amigos e convidados especiais.

Após o momento musical, os convidados visitaram a exposição que mostra o percurso das diversas etapas da fabricação da gaita, além de ambientes de convivência e de experimentação. O projeto é voltado à formação de alunos de acordeom diatônico, instrumento conhecido popularmente na região sul do Brasil como gaita de oito baixos.

Expansão do projeto

O projeto atualmente acontece nos municípios gaúchos de Guaíba, Barra do Ribeiro, Porto Alegre, Butiá, Dom Pedrito, Tapes, São Gabriel, Dom Feliciano, Lagoa Vermelha, Piratini, Santo Antônio da Patrulha, Morrinhos do Sul e Encruzilhada do Sul. Em Santa Catarina o projeto teve início em Lages, depois foi implantado em Blumenau e, recentemente, em São Carlos. Duas novas unidades estão sendo implantadas no Uruguai e outras na Argentina.

Lages

O Projeto Gaiteiros existe em Lages desde 2016 e, atualmente conta com a participação de 22 alunos na faixa etária de 7 a 16 anos. As aulas acontecem uma vez na semana, individualmente, no Centro Cultural Vidal Ramos. Não precisa ter gaita para participar do projeto.
Quem tiver interesse em conhecer o projeto, pode fazer contato pelo telefone 32224271.

>>> Fantástica Fábrica de Gaiteiros chega a Lages

>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK

publicidade
publicidade

Veja mais