Rádio Clube Compartilhar
Polêmica

Entenda o que levou a Feijoada da Serra ser transferida após inspeção da Vigilância Sanitária

Evento acontece há 18 na Serra Catarinense.

• Atualizado

Carolina Sott

Por Carolina Sott

Prefeitura de Lages | Foto: Nadine Amaral, Rádio Clube de Lages
Prefeitura de Lages | Foto: Nadine Amaral, Rádio Clube de Lages

Um dos eventos mais tradicionais da Serra Catarinense, a Feijoada da Serra, que acontece há 18 anos, precisou ser transferido neste final de semana após uma inspeção da Vigilância Sanitária de Lages.

A polêmica ganhou as redes sociais neste domingo (17) com diversas suposições sobre o que teria motivado a interdição.

Em nota oficial, a Prefeitura de Lages esclareceu que a organização do evento não entregou a documentação necessária dentro do prazo previsto. Além disso, a água do poço do local estava imprópria para o consumo humano, não atendendo à legislação vigente.

Como o evento envolve manipulação e consumo de alimentos, a Vigilância Sanitária não pôde conceder o licenciamento.

Para que a feijoada fosse servida, a Prefeitura orientou que a parte de alimentação fosse manipulada em outro local já regularizado e levada para o evento. No entanto, os organizadores informaram que apenas a tenda onde aconteceria a festa foi licenciada pelo Corpo de Bombeiros, não sendo possível a utilização de outras estruturas do local.

Diante da impossibilidade de usar a cozinha e os banheiros do local, a Prefeitura sugeriu que a feijoada fosse manipulada e servida em outro estabelecimento já regularizado, como um clube ou restaurante. A equipe organizadora, no entanto, optou por manter o evento no local original, mas sem o serviço de alimentação.

A Prefeitura exigiu a instalação de banheiros químicos e pias para higienização das mãos com água mineral, além da utilização apenas da área da tenda licenciada pelo Corpo de Bombeiros.

Nova vistoria 

Às 17h19m, da tarde de sábado, a gerência foi informada da conclusão dos ajustes, sendo realizada a preparação para a realização da vistoria. A vistoria com entrega do Alvará Sanitário do evento Feijoada da Serra, foi realizada aproximadamente às 19h30m, onde foi observada a instalação de banheiros químicos, e pia no bar.

Foi imediatamente realizada a comunicação aos demais órgãos licenciadores que estavam aguardando para procederem seus trabalhos, Fiscalização Tributária e Polícia Civil. No entanto, os mesmos informaram, às 22h35, que os organizadores não procuraram o setor tributário para o devido licenciamento e localização, sendo assim, também não temos a informação sobre o alvará junto à Polícia Civil.

Portanto, o evento foi licenciado apenas para música e serviços de bar, sem a manipulação de alimentos no local, não sendo realizada nenhuma interdição do evento, conforme nota expedida pelos organizadores. Todas as medidas tomadas foram em completa atenção às normas sanitárias vigentes, tendo em vista o risco à saúde pública.

O que diz a organização da Feijoada da Serra

A organização da Feijoada da Serra informou, por meio de nota nas redes sociais, que vai transferir a data do evento e, portanto, não vai cancelar. Complementou afirmando que o compromisso do evento é “proporcionar um evento responsável, seguro e de qualidade”.

Leia a nota completa:

“A equipe da Feijoada da Serra despontou com muito trabalho e dedicação ao longo de quase duas décadas, entregando um evento sempre de maneira responsável e respeitosa com seu público, definindo assim raízes fortes na Serra. Sendo assim, comunica no dia de hoje:

Em respeito à população e a todos envolvidos no evento Feijoada da Serra, que estamos transferindo para uma data posterior, buscando proporcionar mais segurança e qualidade deste evento tradicional de marca registrada. Salientamos que nosso compromisso é proporcionar um evento responsável, seguro e de qualidade.

Um até breve e esperamos você em um próximo encontro.”

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.