Rádio Clube Compartilhar
Não tem ambulância

Das quatro ambulâncias do município de Lages apenas uma está operando

A única ambulância que está operando em Lages, é a que faz suporte avançado. De acordo com informações, as outras três estão em manutenção

• Atualizado

Alessandra Simionato

Por Alessandra Simionato

Foto: Prefeitura de Lages / Divulgação.
Foto: Prefeitura de Lages / Divulgação.

Em entrevista para a Rádio Clube Lages na manhã desta quarta-feira (31), o secretário municipal de saúde Claiton Camargo afirma que três ambulâncias do município estão em manutenção, sendo assim, Lages não tem nenhuma ambulância de apoio básico para prestar apoio a comunidade, apenas uma para suporte avançado.

Claiton Camargo explica que as ambulâncias de atendimento básico estão em manutenção na mecânica

Hoje nós temos no município de Lages uma ambulância de suporte avançado que é uma equipe de suporte que tem médico dentro dessa unidade do SAMU. Toda a rede do SAMU ela é gerenciada regulada pelo estado e o município faz o suporte básico. Tanto a equipe quanto o equipamento, no caso a ambulância para o suporte básico. Nós temos duas ambulâncias de suporte básico, temos uma ambulância reserva que fica pra fazer o giro e nós tivemos uma ambulância que sofreu um acidente de trânsito na semana passada. Então nós tivemos uma baixa de uma ambulância que está em reforma foi acionada a reserva e nós estamos nesse momento com as duas ambulâncias que estão girando com problemas mecânicos. Então elas já estão na oficina, é uma situação que infelizmente ocorre. Estamos nesse momento com as duas ambulâncias rebaixadas. Mas muito em breve aí a gente já deve estar com a ambulância liberada pela oficina pra poder já retornar os serviços de suporte básico. O suporte avançado está funcionando normalmente que é o suporte que tem a equipe médica e o nosso município continua. Obviamente caso o SAMU tenha necessidade do suporte básica com as duas baixadas relaciona e pede ajuda das ambulâncias brancas do município.

O secretário explica que em caso de emergência, o socorro continua sendo acionado pelo SAMU

O socorro continua sendo pelo SAMU. Entra em contato com o SAMU e o SAMU faz todo o processo de regulação. Se ele não conseguir dar conta e precisar do suporte na questão da ambulância branca, eles solicitam, e o município faz esse apoio técnico e operacional junto a equipe do SAMU. Então todo esse processo ele é gerido pela equipe do SAMU, pela central de regulação da rede de urgência que fica junto ao SAMU aqui do nosso município.

Claiton finaliza dizendo que não há previsão de retorno das ambulâncias em manutenção.

Não, infelizmente a gente ainda não tem a previsão. São ambulâncias que tivemos duas baixas com problemas mecânicos. Assim que as oficinas liberarem esse equipamento para a gente a gente já bota a rodar novamente. Pode ser hoje ainda, pode ser amanhã. Mas a gente está com toda estrutura a disposição, a equipe do SAMU pra dar suporte do que for necessário enquanto a gente tiver com essas duas ambulâncias baixadas.

Então, no total são três ambulâncias paradas na mecânica. Uma sofreu acidente a alguns dias atrás e as outras duas estão em reforma. A Rádio Clube de Lages está acompanhando toda essa situação que preocupa e já traz transtornos para a população em Lages.

>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×