Conheça o novo protocolo de classificação de risco da UPA de Lages
O PCACR é destinado a aprimorar a organização das portas de entrada dos serviços de saúde
• Atualizado
O Governo do Estado de Santa Catarina anunciou uma atualização no protocolo de classificação de risco, agora denominado “Protocolo Catarinense de Acolhimento com Classificação de Risco (PCACR)”. Nesta quarta-feira (29 de novembro), a Unidade de Pronto-Atendimento – UPA 24 Horas Maria Gorete dos Santos de Lages incorporou esse novo protocol.
O PCACR é destinado a aprimorar a organização das portas de entrada dos serviços de saúde. Desta forma, contribui para o acesso qualificado do paciente e prioriza o atendimento por ordem de gravidade.
Leia Mais
O principal objetivo é capacitar os profissionais encarregados da classificação nas emergências hospitalares e UPAs, e proporciona avaliação e estratificação eficientes dos pacientes. Destaca-se:
Classificação eficiente
Ao utilizar fluxogramas e descritores específicos, os pacientes serão classificados conforme suas queixas, direcionando-se o atendimento nos serviços de Emergências Hospitalares e UPAs.
Priorização do atendimento
O protocolo visa garantir acesso prioritário aos serviços de urgência/emergência para pacientes com maior grau de sofrimento, agravo à saúde e potencial risco de morte.
Atendimento humanizado
Em consonância com a Política Nacional de Humanização (PNH), a implementação do PCACR tem como intuito possibilitar atendimento rápido, efetivo e humanizado.
A Secretaria da Saúde estará monitorando de perto o processo de implantação, reconhecendo que, como em todo processo desse tipo, pode haver um aumento no tempo de espera, mas procura-se pela melhoria substancial no atendimento.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO