Rádio Clube Compartilhar
ESCLARECIMENTOS

Câmara de Palmeira se manifesta sobre vereador que agrediu segurança em festa

Empresa de segurança também divulgou uma nota sobre o caso

• Atualizado

Rádio Clube

Por Rádio Clube

Câmara de Palmeira se manifesta sobre vereador que agrediu segurança em festa | Foto 01: Câmara de Vereadores de Palmeira/Arquivo | Foto 02: Reprodução Redes Sociais
Câmara de Palmeira se manifesta sobre vereador que agrediu segurança em festa | Foto 01: Câmara de Vereadores de Palmeira/Arquivo | Foto 02: Reprodução Redes Sociais

A Câmara Municipal de Vereadores de Palmeira divulgou uma nota oficial após um vereador da casa se envolver em um episódio de agressão física contra um segurança durante uma festa particular na noite de sábado (15).

No texto, o presidente da Câmara Alcione Pereira da Cruz, disse que o legislativo do município repudia qualquer forma de violência e declarou que tomará todas as providências cabíveis no âmbito legislativo para apurar os fatos ocorridos e acompanhará a investigação e eventuais processos judiciais que venham a ser instaurados.

Confira a nota na íntegra:

“A Câmara Municipal de Vereadores de Palmeira/SC, vem a público manifestar sua posição firme e categórica contra qualquer forma de violência, seja ela física, psicológica ou de qualquer outra natureza. Em respeito aos princípios fundamentais da nossa democracia, a Instituição reafirma seu compromisso com o Estado Democrático de Direito e com os valores que sustentam o exercício da função pública, tanto em âmbito interno quanto nas relações com a sociedade.

No tocante ao ocorrido durante o final de semana do dia 15 de março, no qual um vereador desta Casa foi envolvido em um episódio de agressão física, em uma festa particular, a Câmara Municipal de Vereadores de Palmeira/SC vem à público repudiar veementemente qualquer ato que contrarie os princípios da convivência pacífica e respeitosa, essenciais para a manutenção da ordem social.

A Casa Legislativa, que sempre pautou suas atividades pela ética, transparência e respeito às leis, informa que tomará todas as providências cabíveis no âmbito legislativo para apurar os fatos ocorridos neste final de semana. Ademais, a Câmara Municipal de Vereadores de Palmeira/SC, acompanhará atentamente os atos de investigação e eventuais processos judiciais que venham a ser instaurados, com o intuito de garantir que todos os procedimentos sejam realizados com a maior transparência, legalidade, imparcialidade e respeito ao processo legal.

A Câmara Municipal de Vereadores de Palmeira/SC reafirma seu compromisso com a justiça, com a legalidade e com a paz social, e repudia qualquer conduta que fira os valores que devem guiar a vida pública de nossos representantes.”

Atenciosamente,

Presidência da Câmara Municipal de Vereadores

A empresa de segurança privada que trabalhou na festa também se manifestou sobre o caso através de uma nota. A Brasil Sul Segurança (Eventos) disse que lamenta a conduta de um vereador, que, após a contenção da ocorrência interna, teria iniciado um tumulto na área externa, incitando animosidades contra os profissionais de segurança e que a empresa repudia a agressão sofrida por seu colaborador. Além disso, se coloca à disposição das autoridades competentes para colaborar com as investigações e esclarecimentos necessários.

Confira a nota na íntegra:

“A Brasil Sul Segurança (Eventos) vem, por meio desta nota, prestar esclarecimentos sobre os incidentes ocorridos no evento realizado no dia 16/03/25 por volta das 03:20 da manhã.

Visando a total transparência e em respeito ao público, detalhamos a seguir os fatos e responsabilidades:

1. A Brasil Sul Segurança (Eventos) foi contratada e é responsável pela segurança exclusivamente na área interna do evento. A segurança na área externa é de competência e responsabilidade das autoridades de segurança pública, notadamente a Polícia Militar, que foi devidamente acionada para garantir a ordem e segurança no perímetro externo.

2. A empresa informa que, diante de uma ocorrência na área interna do evento, seus profissionais agiram de forma rápida e eficaz, utilizando meios proporcionais e necessários para conter a confusão e retirar os envolvidos, priorizando a segurança e bem-estar dos demais presentes.

3. A Brasil Sul Segurança (Eventos) lamenta profundamente a conduta inadequada de um vereador local, que, após a contenção da ocorrência interna, iniciou um tumulto na área externa do evento. Tal atitude, ao incitar animosidades e exigir a atuação dos seguranças fora de sua área de responsabilidade, contribuiu para o agravamento da situação.

4. Diante da insistência do vereador e da crescente tensão por ele provocada, um segurança da Brasil Sul Segurança (Eventos) realizou uma abordagem verbal, dentro da área interna, buscando dissuadi-lo de sua conduta. Em resposta, o vereador iniciou uma agressão física contra o segurança, causando-lhe lesões. Outros indivíduos também se juntaram à agressão, intensificando a violência contra o profissional.

5. A Brasil Sul Segurança (Eventos) repudia veementemente a agressão sofrida por seu colaborador e reafirma seu compromisso inabalável com a segurança e integridade física de todos os participantes do evento. As ações da equipe sempre foram pautadas pela contenção e resolução de conflitos, visando garantir um ambiente seguro e agradável para todos.

A Brasil Sul Segurança (Eventos) reitera seu compromisso com a excelência na prestação de serviços de segurança privada, atuando sempre em conformidade com a lei e priorizando a segurança e o bem-estar de seus clientes e colaboradores. A empresa permanece à disposição das autoridades competentes para colaborar com as investigações e esclarecimentos necessários.”

17 de março de 2025. Brasil Sul Serviços de Segurança

Relembre o caso

Um vídeo que circula nas redes sociais flagrou um vereador agredindo um segurança durante uma festa no município de Palmeira, na Serra Catarinense na noite de sábado (15). O caso repercutiu na comunidade local.

Segundo informações de um dos seguranças que trabalhava no evento, a confusão teve início com uma briga entre dois homens dentro do salão, que foram retirados do local pela equipe de segurança. Logo em seguida, o vereador do município de Palmeira teria entrado no local e começado a incitar as pessoas, proferindo gritos e xingamentos contra os seguranças.

“Ele chegou acompanhado da esposa, filha e mais algumas pessoas. De repente, outras pessoas também invadiram o salão e começou uma briga generalizada, com socos, pontapés, depredação e muita confusão. Não parava de vir gente querendo dar soco e porrada na gente e nós nos defendendo do jeito que dava”, relatou o segurança.

A briga se estendeu para a área externa do centro de eventos. Em um trecho do vídeo aparece o vereador agredindo com pontapés um dos seguranças, que estava caído no chão.

“Um vereador que era pra estar apaziguando, era o cara que estava mais inflamando a briga lá”, contou o segurança.

“Ninguém sai de casa para apanhar, sai pra trabalhar, fazer nosso trabalho, o nosso intuito é fazer nosso trabalho tranquilo, ganhar o nosso e voltar pra casa e para nossas famílias”, desabafou o profissional de segurança.

A reportagem da Rádio Clube de Lages entrou em contato com o vereador identificado nas imagens como José Carlos, conhecido como “Zinho”. O vereador enviou uma nota oficial lamentando os acontecimentos e apresentou sua versão dos fatos. Segundo o vereador, sua preocupação inicial foi com o patrimônio público, ao observar um homem tentando quebrar os vidros do Centro de Eventos.

Leia a nota completa:

“Em primeiro lugar, quero dizer que lamento profundamente os acontecimentos da última noite aqui em Palmeira. O baile deveria ser um momento de festa para a nossa comunidade, mas infelizmente um episódio de violência ocorreu.

Gostaria de destacar que, desde o início, minha preocupação foi com o patrimônio público, pois um homem visivelmente embriagado tentava quebrar os vidros do Centro de Eventos. Vendo a situação, eu e outros palmeirenses, preocupados com nossa cidade, cobrei a ação dos seguranças contratados para o evento. Imagine ver algo nosso, que foi construído com tanto esforço, sendo destruído? Fui cobrar os seguranças, que me desacataram e responderam que só tinham que cuidar do baile dentro do Centro de Eventos, e que não iam fazer nada a respeito do homem que estava tentando quebrar os vidros.

Mesmo tendo sido desacatado, para evitar maiores confusões, me retirei do local e fui até o carro para esfriar a cabeça. Nisso começou a confusão, e quando fui ver, vi que minha esposa estava sendo agredida, e aí reagi no instinto de protegê-la. Não sou uma pessoa violenta e lamento profundamente que tudo tenha tomado essa proporção.

Reforço que qualquer tipo de violência deve ser repudiada. Acredito no diálogo e no respeito para resolver conflitos e sigo comprometido com esses valores.”

Assista o vídeo da confusão:

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.