Mãe relata ataque de pitbull que deixou criança gravemente ferida em Lages
O menino de 6 anos foi atacado enquanto se dirigia à escola
• Atualizado
A mãe do pequeno Samuel De Matos de Oliveira, Silvia Gislene Ramos de Matos, conversou com a equipe da Rádio Clube, no Hospital Infantil Seara do Bem, sobre o estado de saúde do filho, que foi atacado por um pitbull na tarde desta quarta-feira (04), enquanto se dirigia à escola, no bairro Santa Catarina, em Lages.
Samuel, de apenas 6 anos, estava na casa da madrinha e seguia para a escola com um primo de 12 anos quando, ao passar em frente a uma casa, foi surpreendido pelo ataque de um pitbull que havia escapado de uma cerca mal mantida. A criança sofreu ferimentos graves, incluindo fraturas no braço e várias mordidas no ombro, cabeça, barriga e pulso.
Silvia conta que, ao saber do ocorrido, foi prontamente informada por vizinhos que ajudaram no resgate de Samuel. “O vizinho do final da rua veio correndo, tirou o cachorro de cima do meu filho e o colocou no carro, levando-o até o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres. De lá, ele foi transferido para o Hospital Infantil Seara do Bem”, relata Silvia.
O menino foi submetido a uma cirurgia para fechamento das feridas e enxerto de pele no ombro, uma das áreas mais atingidas. Apesar dos graves machucados, Silvia nos tranquiliza ao afirmar que Samuel está consciente e se recuperando bem. “Ele está bem, está acordado, comendo e assistindo TV. Ainda não temos detalhes sobre a cirurgia no braço, mas o médico quer esperar para ver se o osso se recompõe sozinho”, explica Silvia.
A situação do pitbull, que escapou por um buraco na cerca, levanta questões sobre a segurança de animais de grande porte em áreas residenciais. O dono do cachorro não prestou socorro, e, de acordo com Silvia, ele informou que o buraco já estava presente há dias, mas ainda não tinha sido consertado. “O cachorro não tinha coleira, nem canil, nem qualquer tipo de segurança. E ele não foi responsável, preferiu levar a situação para o fórum”, diz a mãe.
A família registrou um boletim de ocorrência e aguarda os próximos passos da Justiça. A primeira audiência sobre o caso está marcada para o dia 12 de dezembro. “O trauma do meu filho ninguém vai tirar. Ele ainda fala sobre o cachorro e está assustado com a situação. Não foi só o pitbull que atacou, ele também mencionou outros cachorros menores da casa”, afirma Silvia.
A mãe de Samuel afirma que está tentando evitar que o filho reviva o trauma, mas não esconde a preocupação com o futuro. “Agora, é esperar o que a Justiça vai decidir e torcer para que meu filho se recupere bem. Ele vai precisar de muitos cuidados e fisioterapia”, conclui.
Em contato com a polícia, a Rádio Clube foi informada que foi lavrado um Termo Circunstanciado (TC) em desfavor do proprietário do cachorro envolvido no ataque. No Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), não consta nenhum procedimento em aberto até o momento.
Além disso, uma audiência foi agendada no Juizado Especial para o dia 12 de dezembro de 2024, às 16h10min, para tratar do caso do ataque do pitbull e dos devidos encaminhamentos legais. A família de Samuel agora espera que o dono do pitbull seja responsabilizado pelo ataque, enquanto o pequeno luta para superar o trauma.
Matéria em colaboração com o repórter Evandro Gioppo, da Rádio Clube.
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Instagram, Facebook, X (Twitter) e TikTok.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO